segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nhoque da fortuna para encerrar o ano




Como sabem, nasci na cidade de São Paulo e meus bisavôs maternos eram imigrantes italianos. Meus avós, apesar de brasileiros, foram educados segundo as tradições e a cultura italiana. E desta forma, educaram seus filhos e consequentemente os netos. Entre os vários ritos desta cultura, o que mais marcou minha infância -e de meus irmãos- foi a preparação do nhoque na casa da vovó Rosa Rigon. Havia uma enorme mesa de madeira com tampo de mármore numa área ao lado da cozinha onde eram servidos os almoços durante a semana e o lugar sagrado para a preparação do nhoque e do molho de tomate.
O nhoque é para mim e meus irmãos uma espécie de conexão com o passado, 'feliz memória afetiva gustativa', tal como a pizza do vovô José que a mamma preparava todos os sábados (veja aqui). Ajudávamos a vovó Rosa, mas quem nos ensinou a fazer nhoque foi a mamma Albina, que prepara uma receita todo dia 29 de cada mês para quem aparecer na casa dela. Uma festa para os sentidos: cor, sabor, cheiro bom... lembranças. Como cada filho mora em uma cidade, só nos restava aprender a escolher as batatas e preparar nosso próprio nhoque.

Por que todo dia 29 de cada mês? 
Tudo começou, segundo diz a lenda, num dia 29 de dezembro num vilarejo na Itália, quando uma família de poucas posses abre as portas de sua casa a um andarilho faminto. Mesmo com pouca comida, e muitos filhos para alimentar, o anfitrião divide em partes iguais o que tem para a refeição, resultando em sete bolinhas de nhoque para cada um. Satisfeito, o andarilho agradece a hospitalidade e se vai. Ao recolherem a mesa, os anfitriões observaram que embaixo de cada prato haviam moedas de ouro. O andarilho era São Pantaleão e,  foi atribuído a ele, pela generosidade da família, o milagre de fazer surgir moedas de ouro sob um prato com sete bolinhas de nhoque. E portanto o nhoque do dia 29 é o nhoque que nos traz fortuna.
Assim,  a tradição espalhada pelo mundo é que devemos comer nhoque todo dia 29 de cada mês e deixar sob o prato uma nota no valor que desejar, que só pode ser usada depois do próximo dia 29. Há quem acrescente que é preciso comer inicialmente as 7 bolinhas em pé meditando sobre o pedido desejado e só então continuar a comer.

A receita é uma massa a base de batata e farinha. Mas, há variações com outros tubérculos como batata doce, batata salsa -mandioquinha- e acrescentado outros legumes que agregam cores e sabores, tais como cenoura, beterraba e espinafre. Assim como usar farinhas sem glúten.  

Ingredientes: (para 4 pessoas)
  • 2 batatas
  • 250 g de farinha de trigo
  • 1 ovo
Modo de preparo:
1. Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervendo. 
2. Cozinhe até que estejam moles, mas que não estejam desmanchando, aproximadamente 15 minutos. 
3. Tire as batatas da água e amasse-as com um garfo ou passe-as no espremedor de batata.
4. Em uma vasilha, junte a batata espremida com a farinha de trigo e o ovo. 
5. Trabalhe a massa até que consiga ter formado uma bola. 
6. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa em tiras compridas e em seguida, corte as tiras em pequenos pedaços de 1,5 cm cada.
7. Numa panela grande, coloque água para ferver com um pouco de sal. 
8. Quando a água estiver fervendo, jogue os pedaços de nhoque e deixe que cozinhem por 3 a 5 minutos ou até que os nhoques comecem a boiar. 
9. Escorra e sirva com o seu molho preferido.

Para amanhã, Patricya Fernandes da Aroma do Quintal, que se dedica a gastronomia funcional (saiba mais aqui), preparou quilos de nhoque a base de batata doce e acrescentou à massa o Floral de Saint Germain Abundância. Este floral tem a função de fazer a conexão com a energia da abundância e da confiança na Providência Divina, além de neutralizar emoções negativas. Muito adequados para os últimos dias do ano e como preparação  para o  ano novo.




Escolha seu molho preferido, prepare o parto, coloque uma nota embaixo dele, concentre-se no seu pedido e  Mangia che te fa bene. Que São Pantaleão não deixe faltar comida e dinheiro em sua casa.



DICA:
- A melhor batata para fazer nhoque é a batata mais seca. A de casca rosada -asterix- é a mais recomendada. 
- Para que não absorva mais água durante o cozimento, uma estratégia é cozinhá-las com casaca ou a vapor.
- Batata úmida vai exigir muita farinha e se assim for, seu nhoque vai ficar com gosto de farinha e não de batata e macio que desmancha na boca.

GUIA:
-Aroma do Quintal - Patricya Fernandes - Poços de Caldas
Tel:035- 98866-5725


Buona Fortuna
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário