quinta-feira, 17 de abril de 2014

É tempo de Páscoa!

Hoje pela manhã, enquanto esperava o horário para minha aula de yoga no Estudio Yoga Ananda  li um texto afixado no painel, muito interessante, sobre Páscoa: "Pipoca na Páscoa: revisitando a história da Lagarta" (professores do Jardim Colibri)
Os autores fazem uma comparação muito feliz das nossas vidas com o milho de pipoca. Diz ele:

"A transformação do milho duro em pipoca macia é um símbolo de grande transformação pela qual devem passar os homens para que venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Milhos de pipoca: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, difíceis de conviver...

Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua ser milho de pipoca para sempre"... ( leia o texto na integra)
É preciso passar pelo fogo para viver a transformação. O fogo simboliza as situações de dor que a vida nos oferece ao longo das nossas existências. Provoca-nos a buscar outros modos de 'ser' e viver. É preciso ter coragem para enfrentar o fogo e a mudança. Deixar a rigidez do milho e transformar-se numa flor branca e macia que todos apreciam.
Páscoa é momento de renovação. No hemisfério sul ela coincide com o outono -as folhas que caem para dar lugar ao novo broto. No hemisfério norte, com a primavera -as novas flores renascem.
Ao arrumar a casa para a Páscoa, vamos meditando sobre as coisas das nossas vidas -nossas escolhas, nossas angústias, medos, necessidades, assim como os ganhos e assim, nos preparando para as mudanças 
Vamos lá, Ainda dá tempo para decorar a casa e preparar a comida.
Selecionei algumas dicas de decoração e uma receitinha de peixe. Tudo muito simples e fácil, pois nosso lema é: "fazer o melhor com o que se tem onde estiver".

Pintando os ovos!

Como comentei no post anterior sobre Páscoa, adorava ganhar as cestas que as minhas tias faziam. Dentre as guloseimas estavam os ovos de galinha  pintados e 'recheados' de amendoim doce.
Você vai precisar de:
  • casca de ovos (vazias e limpas),
  • tinta guache , tinta para tecido ou para artesanato (caso não tenha nada disso, canetinhas hidrográficas podem trazer um bom resultado).
  • pincel largo e fino
  • amendoim doce
- passe uma demão para o fundo e depois de seco decore com pequenos pontos formando o desenho que quiser.




Pintar as cascas de ovos pode ser uma boa diversão com a criançada.
Estes são meus sobrinhos Lucas e Gabriel , os gêmeos que me ajudaram nesta tarefa.

Você pode 'encher' os ovos com amendoim doce ou bolinhas de chocolate -feche-os colando um pedaço de papel manteiga ou forminha para brigadeiro. Outra sugestão é, com auxílio de um saco de confeiteiro, preencher as cascas com brigadeiro de colher. Depois é só presentear as visitas, todos adoram!


Os ovos pintados podem resultar numa guirlanda ou marcadores de lugares na mesa durante o almoço de Páscoa, como mostram as fotos abaixo.





               Guardanapos bem arrumados , metade da decoração da mesa.





Receita: Papelote de Saint Peter


Costumo comprar peixe fresco em São Paulo, geralmente no Pão de Açúcar no Parque Real. Ao embalar, o atendente já coloca uma bolsa de gelo a mais para que eu possa chegar em casa com minha compra protegida. Uma bolsa térmica sempre é útil nestas horas.
Filé de Saint Peter é uma boa pedida. Caso prefira, pode substituí-lo por tilápia, pois descobri que são da mesma 'família'.

Ingredientes:

  • Filés de Saint Peter
  • tomates-cereja cortados ao meio ou tomate italiano em cubinhos;
  • fatias finas de cebola
  • alho cortado ao meio
  • um punhado de ervas aromáticas - salsa, manjericão,orégano 
  • sal, pimenta do reino
  • papel alumínio

Preparo:

Abra um pedaço de papel alumínio sobre uma assadeira e arrume os filés de peixe, os tomates, a cebola, o alho e as ervas aromáticas. Tempere tudo com sal e pimenta a gosto. Se preferir acrescente azeitonas pretas picadas ou alcaparras. Dobre o alumínio como se fosse uma trouxinha. Leve a geladeira por pelo menos 40 minutos. Leve o papelote para o forno até que o peixe esteja cozido -basta abrir cuidadosamente o papelote para verificar o ponto do cozimento desejado.

Prefiro fazer papelotes individuais para servi-los com batatas assadas.
Simples, não acham? 

Bom apetite!


Com carinho,
Feliz Páscoa a todos!

Angela Caruso


2 comentários:

  1. Muito bonitinhos os ovos e mais legal ainda é ver a tradição se propagar com os sobrinhos... Parabéns, Angela!

    ResponderExcluir
  2. Lindos os ovos, adorei, vou fazer.
    A receita do peixe muito boa, faço assim também, mas coloco,cenouras e batatas e embrulho em papel manteiga.

    ResponderExcluir