terça-feira, 20 de outubro de 2015

Temporada das SALADAS!



Dias quentes pedem alimentação leve, refrescante e não menos nutritiva. Dentre as boas sugestões estão as 'saladinhas': quanto mais coloridas, melhor!

Eu tinha apenas 13 anos quando ganhei meu primeiro livro de receitas da vovó Rosa Rigon. Nada muito especial, na verdade um livreto que ela havia ganhado como brinde por comprar uma marca de óleo de soja, muito comum naquela época tanto para cozinhar, fritar ou temperar saladas. O caso é que era um livreto com receitas de saladas, sugestões de 'misturas' de legumes, verduras, anchovas ou sardinhas, carne ou frango desfiado, frutas, queijos e azeitonas. Tudo bem temperado com óleo de soja Soberbo para mesa!

Azeite era artigo de luxo, usado quase somente em ocasiões especiais. Em compensação, legumes e verduras certamente eram mais 'orgânicos'. Não me lembro de grandes hortas na casa da vovó no Itaim Bibi, em São Paulo, mas na minha casa alfaces, rúculas, cenouras e salsinhas vinham direto do quintal para a cozinha. O presente da vovó foi tão significativo que o guardo carinhosamente até hoje junto com meus livros e cadernos de receitas.


A primavera de 2015 trouxe para o planalto de Poços de Caldas temperaturas altas, estimulando receitinhas frias e bem coloridas. Sabemos que não há muito segredo em preparar uma salada, no entanto, vez ou outra consultar uma sugestão de ingrediente ou molho só agregará mais sabor ao prato. Assim, numa examinada na geladeira escolhi os ingredientes:

  • alface lisa 
  • cenoura cortada em cubinhos 
  • tomatinho cereja
  • manga cortada em tiras 
  • queijo prato sem lactose cortado em cubinhos 
  • preparei croutons para garantir mais crocância à salada!
Comece preparando os croutons:
numa assadeira, coloque duas fatias de pão de forma cortadas em cubos, tempere com azeite, sal e ervas secas de sua preferência - orégano, manjericão, salsa desidratada...- e leve ao forno para torrar o pão. Enquanto isso, corte os ingredientes e prepare a salada misturando tudo. Por cima, agregue os croutons. Para temperar, aqui em casa preferimos apenas azeite e sal de ervas.

Organizei uma mesa com ares de piquenique. Salada servida em bowls e para acompanhar, suco refrescante de laranja, limão e manjericão fresco.



DICAS

- Deixe para temperar as saladas no prato, pois caso haja sobras, basta guardar em pote tampado na geladeira para a próxima refeição que as verduras não ficarão murchas.
- Os croutons desta receita eu fiz com os últimos  pãezinhos caseiros  que preparei para o dia do pão. 
- Prepare sal de ervas misturando 20g de sal e 20 g de cada erva seca de sua preferência. Bata no liquidificador para ficarem quase pós. Guarde em vidros ou acomode no saleiro. Auxilia na diminuição do consumo de sal porque agrega o valor das ervas ao sal.


GUIA

- Porta guardanapos - Argila Mãe
- Guardanapos de papel - Étna
- Toalha xadrez - Tok Stok
- Bowls - Porto Brasil
- Taças - Camicado

Bom apetite!
Angela Caruso

Um comentário: