sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia do Pão



E como hoje é 16 de outubro, vamos comemorar o Dia Mundial do Pão e da Alimentação mais uma vez. Em várias cidades do país, as padarias distribuíram pão em troca de alguma campanha de bem estar a todos. No recife, por exemplo, a troca foi feita por materiais reciclável, em Nova Friburgo no Rio , as padarias elegem um dos produtos cuja venda é revertida para um abrigo de idosos. Em Curitiba o pão francês está sendo vendido sem imposto e na Paraíba foram feitas doações a 12 instituições, cada uma recebendo cerca de 800 pães. Aqui na Cucina di San Caruso, testei uma receita nova de pão publicada na Revista Casa e Comida, fiz uns pacotinhos e compartilhei com nossa vizinha.


Pão caseiro:

Ingredientes
500 ml de água morna;
1 kg de farinha de trigo;
1 ovo;
20 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco;
2 colheres (sopa) de manteiga amolecida;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher (sopa) de sal.


Modo de fazer
1 Dissolva o fermento em um pouco de água morna, juntamente com o açúcar.
2 Acrescente a manteiga, o ovo e incorpore os ingredientes.
3 Acrescente o sal e despeje a farinha aos poucos. Adicione a água gradualmente, misturando bem. A massa deve ficar macia, mas desgrudar da mão. Talvez não seja necessário usar toda a água.
4 Sove mais a massa para formar a rede de glúten. Deixe-a descansar numa vasilha grande, coberta por um pano de prato, até dobrar de volume.
5 Divida a massa em duas partes, sove mais um pouco e modele os pães, em formato de bisnaga grossa (se preferir, faça pãezinhos menores). Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe dobrar de volume.
6 Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, até dourar.

Como sempre dou um toque pessoal, acrescentei nozes picadas numa parte da massa e fiz pãezinhos redondinhos. O restante, modelei pequenas bisnaguinhas.



Saindo do forno!

Saiba mais sobre o Dia do Pão em: http://nacozinhanoquintalenojardim.blogspot.com.br/2014/10/dia-mundial-do-pao.html

Bom apetite!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário