quinta-feira, 9 de julho de 2015

Bolo de laranja para comemorar 50 anos de amizade

As famílias reunidas
No post referente aos mercados municipais, fiz um comentário sobre meu avô e seu ritual de encontros dominicais mantido por 50 anos seguidos com seu cunhado. Isso sempre me pareceu como algo infindável e quase inatingível. Pois bem, há 50 anos, meus pais resolveram alugar uma casa na mesma rua em que possuíam um terreno, para acompanhar a construção da futura moradia da família. 

Saímos do Itaim e fomos morar ao lado da casa da D. Beatriz e Sr. Leonel, que se tornaram grandes amigos dos meus pais e, consequentemente, ganhei meu primeiro amigo de infância: Luiz Antonio. Crescemos, brincamos e fizemos as tarefas da escola juntos praticamente todos os dias. Estudamos na mesma classe, ganhamos bicicletas no mesmo ano, e quando todas as crianças das duas famílias tiveram caxumba, nossas mães nos colocaram todos reunidos para brincar no mesmo quarto e assim poderem cuidar melhor de nós. Fomos educados por duas mães: a minha e a dele.

Uma memória afetiva saborosa que tenho destes tempos são os lanchinhos da tarde que nossas mães preparavam, e um bolo em especial que estava presente à mesa tanto na minha casa como na casa do Luiz quase todos os finais de semana. Era um bolo de laranja que, ao trocar um xícara de farinha por uma de fubá, já virava outra receita igualmente saborosa.

Frio e chuva nos levam à cozinha para acender o forno, assar bolos e aquecer o corpo e a alma da saudade dos que já se foram e de um tempo em que as preocupações eram apenas cumprir as tarefas da escola e obedecer nossos pais.

Para comemorar 50 anos de amizade, fiz o bolo de laranja e dedico ao meu único amigo de infância que mesmo não nos encontrando com a frequência que gostaríamos, a amizade está preservada e à nossa disposição.


Receita: Bolo de Laranja e Fubá

Ingredientes:
4 ovos - claras em neve
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de suco de laranja 
1 xícara e meia (Chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
- aqueça o forno - 180 graus  
- unte uma forma (margarina e farinha) com buraco no meio
- na batedeira: bata as gemas e o açúcar formando uma gemada. Aos poucos acrescente o óleo e o suco de laranja. Peneire a farinha e o fubá e acrescente aos poucos à massa. Acrescente o fermento e por último as claras em neve. Despeje na forma e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.
- deixe esfriar e desenforme.






DICAS

- substitua o fubá por mais uma xícara de farinha de trigo e terá um bolo de laranja;
- decore com açúcar de confeiteiro ou uma calda de laranja;
- vai muito bem com chá ou café.

Com carinho!
Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário