terça-feira, 14 de abril de 2015

Confraria do Café do Sul de Minas



Recebi um convite especial da amiga Érica dos Anjos para conhecer a Confraria do Café do Sul de Minas. Criada em 2012 por apreciadoras de café, a confraria conta hoje com nove confreiras que se reúnem mensalmente para estudar, experimentar e avaliar cafés de qualidade.
O 'cheirinho' do café recém coado e o carinho de todas foi essencial para que me sentisse em casa e bem vinda. Uma mesa cuidadosamente arrumada com o lápis, fichas de registros, xícaras, copos, garrafas de água e cafeteiras, davam mostras de que não se tratava apenas de um encontro para tomar um café e bater papo, mas uma reunião de estudos. 

Fomos ocupando os lugares à mesa e a reunião teve inicio com as apresentações. Como a maioria das integrantes do grupo lida direta ou indiretamente com a produção de café, participar da confraria é uma oportunidade para aprofundar conhecimentos a respeito de todo processo de produção do café -do plantio à bebida servida na xícara- e aprenderem, desde a degustação, a reconhecer e classificar a bebida a partir dos atributos: aroma, sabor, corpo, acidez e retrogosto.

Em cada reunião, são escolhidos previamente dois produtos que serão avaliados. Após uma explicação rápida da origem do café, a bebida  é servida e cada participante faz as provas olfativas e gustativas registrando suas impressões e identificando sabor, corpo, acidez e retrogosto. Em seguida é feita a leitura da ficha técnica do café de acordo com o produtor. O café é mais uma vez servido para harmonização com um prato doce e um salgado, levando-se em conta as características do café a ser avaliado. Mais uma vez faz-se uma nova prova e cada participante expõe suas impressões  quanto as alterações na bebida quando harmonizada. Carolina Martins, engenheira agrônoma e uma das idealizadoras da confraria vai auxiliando, fornecendo  explicações técnicas a fim de que possamos compreender a questão da harmonização, armazenamento do pó e outros dados importantes. 



Nesta reunião, experimentamos o café da Fazenda Machado, Chapada da Diamantina, Piatã- Bahia e o café da marca Orfeu Gourmet, com grãos originários da Fazenda Sertãozinho, na região de Botelhos-MG. Apesar de originários de regiões diferentes, as condições geográficas para a produção de ambos são muito semelhantes -acima de mil metros de altitude. (Saiba mais).

Torta mouse de limão harmonizada com o café da Fazenda Machado.
Resultado: as características do café tornaram-se suavizadas ou quase desaparecessem
Foto: Confraria do Café do Sul de Minas
A harmonização do café Orfeu Gourmet foi com o bolo de pão de queijo.
Resultado: o sabor do café ficou equilibrado e o sal ressaltado no bolo

Receita: Bolo de Pão de Queijo

Ingredientes:
- 100 ml de leite;
- 100 ml de óleo;
- 2 ovos;
- 100 g de queijo parmesão ralado; 
- 250 g de polvilho doce; 
- 1 1/2 xícara (chá) de queijo provolone picado em cubos pequenos;
- 1 xícara (chá) de linguiça calabresa picadinha; 
- 1 colher (sopa) de fermento em pó; 
- sal a gosto.

Preparo: 
1. No liquidificador coloque o leite, óleo, ovos e bata até formar uma mistura homogênea.
2. Transfira para uma vasilha e misture o queijo parmesão e o polvilho doce.
3. Acrescente o fermento em pó, o queijo provolone, a linguiça calabresa e o sal. Misture bem.
4. Coloque em forma de furo central e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos. 
5.Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.


Como não tenho nenhuma relação com a produção ou comercialização do café, qual seria, então, meu interesse em fazer parte deste grupo? Em primeiro lugar pelo prazer das novas experiências, novas descobertas. Segundo porque considero o café a bebida sinônimo de encontro e assumi como um desafio pessoal  a 'missão' de disseminar a ideia de que as pessoas saiam das suas casas ou abram suas casas para que o encontro e o bom papo aconteça e a amizade se preserve. Considerei o suficiente para me tornar uma confreira. Fui aceita!


DICAS 


Armazene adequadamente o café:o ideal é guardá-lo em um recipiente fechado, em local fresco e sem incidência de calor, sozinho e isolado de outros alimentos. 

- Para cafés especiais, invista em pacotes de 250gr, pois após abertos manterão as propriedades sem alterar o sabor até sete dias apenas.

- Um café de sabor adocicado combina com cítrico/ácido -uma casquinha de limão ou laranja acompanha muito bem. Já um café ácido e cítrico, ao contrário, vai bem com doces. Vale investir nas mini-trufas ou pastilhas de chocolates para acompanhar.


GUIA 

-  Confraria do Café do Sul de Minas
   Reuniões: primeira quinta-feira de cada mês, às 17hs ;
   Para fazer parte da confraria, é preciso ser convidada por uma das confreiras e mediante a aceitação    das demais confreiras. 
   Saiba mais: www.confrariadocafesm.wordpress.com
                      facebook.com/Confraria-do-Cafe-do-Sul-de-Minas



Comemorando o dia internacional do café!

Angela Caruso

Um comentário:

  1. Angela,
    Ficou muito bom! Você conseguiu definir nossos objetivos e o propósito da Confraria com maestria.
    É um prazer pode contar com vc. como nossa confreira!

    Grande Abraço
    Ana Cagnani

    ResponderExcluir