sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Calendário de eventos - Chá de Verão!



Uma das propostas deste blog é incentivar a arte do encontro. Por isso, se há algo que me dá muito prazer é criar eventos a fim de reunir pessoas queridas, interessantes, que possam proporcionar algumas horas de entretenimento e aprendizagem. Tenho me incomodado muito com mensagens de aniversário virtual e se elas não acontecem também ao vivo e em cores. Sim, as tecnologias da comunicação e informação são fantásticas. Uso e abuso delas, afinal são meus instrumentos para chamar amigos para bons encontros reais.

Ao longo dos últimos cinco anos tenho construído um calendário de eventos que realizo  em minha casa -na cozinha, no quintal ou no jardim- com temas e convidados específicos, pois aprendi com meu pai que às vezes é melhor não misturar amigos e família, a menos que todos já se conheçam e tenham um pouco de intimidade, ou misturar grupos de interesses distintos para não corrermos o risco de  alguém se sentir 'peixinho fora d'água' e achar que a reunião foi uma chatice. Portanto, receber é também a arte de integrar pessoas e fazer com que todos tenham vontade de voltar.

Até o ano passado meu calendário começava apenas no final de março com um café e bolo entre amigas e um almoço com a família para comemorar meu aniversário. Depois, Festa Junina, Dia da Amiga, Dia do Sobrinho, entrada da primavera e o aniversário do marido em dezembro para fechar o ano. Mas 2015 ganhou um novo evento logo em janeiro. Ainda não tem um nome "oficial", mas a ideia brotou numa numa aula de yoga. Surgiu do assunto pães -fazer pão artesanal, receitas, significado do pão...- e pronto, logo fiz a proposta: vamos marcar um café dos pães lá em casa?

E assim fizemos!
Cada uma trouxe uma receita pronta para compartilhar e ensinar como fazer (bem estilo Festa do Filó). Um dos pães -biscoito fofo- foi preparado durante o encontro, assim como o chá de lavanda (publicados nos posts anteriores) e o chá de jasmim em flor. A mesa foi arrumada no jardim com o tema lavanda e as conversas foram infinitas. Mais tarde os maridos apareceram e o encontro durou até às onze da noite sob um céu estrelado e temperatura agradável. Assim, abrimos as comemorações do ano com boas energias e novas amizades.

Neste dia Ana Paula praticamente assumiu minha cozinha: ensinou-nos a preparar o chá de jasmim, o bolo de de mel e maçã -tradicional nas comemorações do ano novo judaico- e o biscoito mole, receita bem mineira. Adorei!

Receita do bolo de mel e maçãs
Ingredientes para o bolo

2 1/3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 maçã verde grande
6 damascos
2/3 xícaras (chá) de nozes
4 ovos
1 1/3 xícara (chá) de açúcar
2/3 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de óleo
2/3 xícara (chá) de chá preto forte

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com óleo ou manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro.

2. Passe pela peneira a farinha de trigo, o chocolate em pó, o cacau em pó, a canela em pó e o fermento em pó. Misture delicadamente e reserve.

3. Prepare as frutas: corte a maçã em quatro partes, descarte as sementes e, usando a casca para proteger os dedos, rale na parte grossa do ralador (e descarte a casca); pique os damascos. Pique grosso as nozes. Reserve.

4. Na batedeira, bata os ovos até começar a espumar. Continue batendo em velocidade baixa e junte o açúcar aos poucos. Aumente a velocidade e bata, por cerca de 3 minutos, até a mistura ficar bem pálida.

5. Junte o mel e o óleo e bata apenas para misturar.

6. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e peneirados, alternando com o chá preto.

7. Pare de bater e misture as frutas com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto.

8. Deixe o bolo esfriar por 10 minutos, antes de virar.

9.Enquanto isso, prepare a cobertura de maçãs.

Ingredientes para a cobertura de maçãs:

3 maçãs verdes
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo
1. Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Descarte as sementes e apoie a parte cortada na tábua. Fatie fino cada metade.

2. Numa frigideira larga ou panela média, junte a manteiga, o açúcar e as fatias de maçã. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as maçãs fiquem macias.

3. Baixe o fogo, adicione a canela e o mel e misture. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Com um garfo, distribua as fatias de maçã sobre o bolo. Por último, regue com a calda que restou na frigideira. Sirva a seguir.(fonte: site panelinha)



 


Chá de jasmim

A incrível cerimônia do chá. Era apenas uma bolinha que se abriu em flor ao ser colocada em água quente transformando a água em um saboroso chá e, como dizia o filósofo chines Lin Yu Tang:
“Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade”. Assim o fizemos.




Andei pesquisando descobri que há uma variedade de flores/sabores e é possível encontrá-las no Thalchá em São Paulo ou em lojas on line. Em Curitiba você pode experimentar o chá em flor no The Kettle - Chá com Simpatia. Ainda não conheço, mas me pareceu um lugar 'mágico' e está na minha lista de lugares para visitar.


GUIA

Onde encontrar o chá em flor - Flowewring Tea 

-Chá Yê - www.chaye.com.br/chas.php?c=10
-Talchá Tel: (11) 3078-4945 - www.talcha.com.br
  • Shopping Pátio Higienópolis  Tel: +55 11 3823 3744
  • Shopping JK Iguatemi  Tel: +55 11 3152 6744
  • Shopping Paulista  Tel: +55 11 3152 6744    
-The Kettlé - Chá com simpatia 
Alameda Prudente de Morais, 836 - Mercês - Curitiba Tel: (41) 3233.1978


Um tarde agradável com as amigas Regiane Rocha, Ana Paula Siqueira e Renata Ferreira. Anotem em suas agendas para janeiro de 2016. Obrigada!

Com carinho, 

Angela Caruso

2 comentários: