segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Num raio de 300 quilômetros - Monte Alegre do Sul-SP

A Estância Hidromineral Monte Alegre do Sul é mais uma charmosa cidadezinha que faz parte do Circuito das Águas paulista. Localizada entre as cidades de Amparo, Serra Negra e Socorro, Monte Alegre está a 130 km da capital paulista, 75 km de Campinas e 165 km de Poços de Caldas. Com cerca de 10 km2 de área urbana e 107 km2 de área rural, em meio a montanhas, rios e quedas d´água, Monte Alegre é o lugar ideal para o descanso e contato com a natureza.

A história da formação da cidade não é tão diferente de tantas outras: basta um lugar de águas cristalinas e de terras férteis e forasteiros devotos. Conta-se que um velho colono devoto de Senhor Bom Jesus, Theodoro de Assis, encontrou na margem do ribeirão que passava pela fazenda em que trabalhava uma imagem do Senhor Bom Jesus em 1.873. Nem é preciso dizer que o atual Santuário de Bom Jesus, construído em 1882, foi um dia uma capelinha em homenagem ao santo, hoje padroeiro da cidade. De capela para igreja, casa paroquial, uma escola, o correio... até que em 1890 é inaugurado o último trecho da estrada de ferro da Companhia Mogiana -e tudo muda com a chegada do trem.

                                          

Infelizmente o trem hoje faz parte apenas da memória dos moradores. Como em tantas outras cidades ele está lá parado, preservado como um monumento a ser reverenciado.

                                   

Vale a pena conhecer o Balneário Municipal e fazer o roteiro dos alambiques na zona rural da cidade. O Cristo Redentor e as cachoeiras na região também são imperdíveis.

Conheça um pouco mais da história de Monte Alegre na Casa da Memória e não deixe de experimentar o tradicional sorvete da 'tradicional' sorveteria da cidade.

                                     





Gelateria Conti
Casa da Memória
As construções antigas são preservadas.

Balneário

Arquitetura do inicio do século XX
A primeira vez que nos hospedamos na cidade foi num feriado em 2003. O suficiente para nos encantarmos com o clima -quente no verão e um friozinho agradável no inverno- e o ar bucólico do lugar. A partir de então, Monte Alegre do Sul passou a ser nosso destino nos finais de semana. Tudo isso graças a hospedagem no então recém inaugurado Ibiti Hotel Rural, que se tornou a nossa 'casa de campo'. Sim, lá nos sentimos em casa!
Vista dos Chalés
A história é bem simples: Sr. Douglas e D. Silvia eram donos de um supermercado em Bragança Paulista. Quando os filhos começaram a se formar na faculdade tomaram a decisão de trocar de 'negócio', vender o supermercado e construir em Monte Alegre do Sul uma pousada. Um lugar que pudessem trabalhar todos juntos com prazer. Assim fundaram o Ibiti, que em tupi-guarani significa montanha. 



Estar nesta pousada é sentir-se no sítio ou na casa dos avós. O estilo rústico é aconchegante, de muito bom gosto na decoração e nos pratos servidos. A música ambiente é suave para não contrastar com a passarinhada que rodopia por lá.


Um verdadeiro resgate da história da própria família, descendentes de italianos, bem como dos costumes ou no preparo de geleias, pães, doces. O crochê nas mesas e janelas. As ervas cultivadas na horta e o leite da vaquinha lá no curral.






Viveiro da Vovó Silvia

As ervas para temperos saem saqui,
assim como as mudas das plantas que decoram todos os espaços do hotel

Parte interna do viveiro -
meu sonho: montar uma mesa de café aqui dentro!

Um lugar para descansar, ler, escrever um livro, trocar receitas, aprender sobre cultivo de plantas, ouvir histórias interessantes ou apenas comer, dormir, tomar sol, e apreciar a arte de não fazer nada sob o cuidado de pessoas muito especiais.

  


Flores colorem todos os espaços da propriedade

Após o café da manhã, sugerimos levar miolo de pão para os peixes ou para os patos. É uma folia! Dar uma caminhada pela propriedade, visitar o galinheiro e o curral. Quem sabe meditar na capela da Sagrada Família, construída no ponto mais alto da propriedade. Um banho de piscina antes do almoço e depois cochilar um pouco. No meio da tarde tem um cafezinho com bolo e quem sabe uma sauna ou massagem relaxante. Pronto, você estará renovado para esperar o jantar.

As frutas vem do pomar



Os pés de caqui já estão carregados
Acerola
Entrada do espaço de massagem





É difícil sair do Ibiti, mas há dois lugares que eu os convido a conhecer: os brinquedos educativos do João Márcio e as cerâmicas da Dadá.


Brinquedos Educativos em madeira

João Márcio é um desses profissionais que descobriu que o hobby pode se transformar num bom negócio, além de dar prazer e garantir um conforto mínimo para se viver com qualidade. Formado em Engenharia, fazia brinquedos de madeira para se distrair, até que resolveu deixar a empresa e dedicar-se a esta tarefa.

A oficina e a loja fazem parte de sua casa, uma pequena chácara no Distrito de Mostardas. em Monte Alegre do Sul.

Muito cuidadoso, João Márcio expõe os brinquedos nas prateleiras com desafios de acordo com as idades, até onde a criança alcançar -significa que ela consegue resolver os desafios. Detalhe: há brinquedos para todas as idades, inclusive para as "crianças" com mais de 30 anos.


Loja


Entre a loja e a oficina, um charmoso orquidário
Oficina de João Marcio


Um lugar para sonhar e voltar a ser criança.


Atelier da Fonte

Espaço agradabilíssimo! Atelier, loja, bistrô, cachaçaria. Tudo junto, mas não misturado. 

Dada Macedo tem formação em Psicologia e foi trabalhando com crianças e adolescentes em situação de risco que passou a desenvolver projetos relacionados à arte-educação. Foi então que Dada encontrou no barro um caminho para sua própria transformação profissional. Há dez anos, a ceramista assina as peças decorativas e utilitários do Atelier da Fonte. Seu trabalho, muito delicado, trata a cerâmica cuidadosamente como se fosse tecendo pedaços de rendas para criar suas peças. São luminárias, mobiles, pratos, bowls e objetos para paisagismo. 


Atelier da Dada Macedo


O Espaço da fonte, é um lugar para visitar, tomar um café, experimentar quitutes, ouvir boa música, encontrar amigos, comprar, aprender... Ou apenas observar a mescla entre a natureza e os feitios humanos. 






Desfrute deste lugar!


GUIA:

Ibiti Hotel Rural 
Estrada Monte Alegre do Sul / Pinhalzinho Km 7,2.
Monte Alegre do Sul, SP
(19) 3899-1518
https://www.facebook.com/ibitihotelrural

J.M.Brinquedos Educativos de Madeira 
Chácara Guaiçara s/n Distrito de Mostardas
Monte Alegre do Sul / SP
(19) 99732-6551 / 99622-6473
https://www.facebook.com/jmbrinquedoseducativos


Atelier da Fonte
Rua Joaquim Oliveira, nº 88, Centro
Monte Alegre do Sul - SP
tel: (19)38991239 e 38992204
https://www.facebook.com/atelierdafonte?fref=ts


Há muito mais para contar sobre a cidade, mas o post já está longo. Assim, prefiro que vocês conheçam ao vivo e em cores e depois comentem suas impressões.

Qual a melhor época para ir à Monte Alegre do Sul? O ano inteiro!

Hospedando-se com a família Ibiti, mande um abraço nosso. 




Com carinho,
Angela Caruso


Nenhum comentário:

Postar um comentário