quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Bons fluidos direto do jardim


A lavanda é uma flor singela e ao mesmo tempo sofisticada, elegante e que estimula todos os sentidos. Muito usada na cosmetologia, é indicada pela aromaterapia por seu poder relaxante, entre outras propriedades medicinais. A mim, as lavandas mobilizam  memórias de carinho. Numa viagem à França em 2002, fui recebida com lavandas num minúsculo vaso, na mesa de cabeceira, do quarto do terceiro andar de uma casa centenária onde morava minha prima Débora Pitz. Na época, lavanda não era uma flor tão presente em minha vida, mas passou a ser e hoje toma ocupa parte do meu jardim e sempre que as observo a lembrança da prima querida e das 'férias francesas' vêm à tona. 

Dia de limpeza no jardim. Dia de resgatar as flores das podas feitas pelo jardineiro em meu canteiro de lavandas e transformá-las num harmonioso arranjo.




Recentemente recebi umas amigas para um café aqui em casa para trocarmos receitas de pães artesanais. No entanto, quando minha 'nova amiga' Renata Ferreira viu as lavandas, o assunto mudou e entre outras novidades, aprendi a retirar as sementes de lavanda para fazer chá. Segundo Renata, que é doutora na área de biologia, o chá de lavanda ajuda na digestão e diminui a ansiedade por ter função sedativa. Excelente para ser consumidoà noite e ter um sono reparador.


A sementinha está na parte interna das flores secas
O chá de lavanda e de jasmim foram servidos no jardim com o tema da flor na decoração da mesa
Chá de lavanda:

Para preparar o chá de lavanda, use em torno de duas a três colheres das sementes da flor para um litro de água fervida. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e sirva. Nem é preciso adoçar. Como é bastante perfumada, se preferir faça uma mistura com chá de outra fruta para equilibrar. Adoce com mel. 

Efeito relaxante:
Esta tarde, enquanto colhia e selecionava as flores para montar o arranjo, entendi que a propriedade calmante da planta está em todas as etapas: observar, colher, selecionar, arrumar em vasos, retirar as sementes... Tomar o chá com as amigas!

Presenteei minhas amigas com pequenos buquês
para marcar a tarde de verão no jardim



Apenas desfrutem destes bons fluidos!
Com carinho, 

Angela Caruso

Um comentário:

  1. Que delícia de matéria!!! Ângela Caruso, foi minha mestra em filosofia...nos envolvia e encantava com seu dom de ensinar...aprendi sobre arte, da maneira mais gostosa que se possa imaginar...nos ensinou sobre os momentos de reflexão...o ócio criativo...e aqui no seu blog nos mostra seu carinho e sua dedicação em tudo que faz! Parabéns, por ser tão emprenhada e tão envolvida, nos dando sempre o seu melhor!!!

    ResponderExcluir