segunda-feira, 30 de junho de 2014

No jardim - Orquídeas

Manter um jardim bonito e saudável requer alguns cuidados. Mesmo que tenhamos o auxílio de um profissional da jardinagem, há algumas tarefas que nos dão muito prazer: rega, replantio, etc.

As orquídeas são plantas que possuem um grande número de admiradores, que dedicam parte do seu tempo a cultivá-las. Há quem tenha seu próprio orquidário num canto do jardim, num corredor lateral ou até em varanda de apartamentos.










Bruno Bonfá, grande amigo e companheiro de mergulho, é formado em biologia e no campo da botânica sua paixão são as orquídeas. Colecionador e estudioso destas flores, Bruno concedeu-nos uma entrevista e nos ensina quanto aos cuidados com a planta.

No Jardim: Quais os cuidados básicos que se deve ter com uma orquídea?
Bruno Bonfá: As orquídeas, apesar da fama de plantas de cultivo difícil, com alguns cuidados básicos podem ser mantidas em casa ou mesmo em apartamentos. Basicamente precisamos de um substrato no qual as raízes possam se prender, sendo o mesmo arejado capaz de reter água e nutrientes; antigamente era muito usado o conhecido xaxim, mas com a ameaça de extinção do mesmo e consequentemente a proibição de sua comercialização, é muito usado hoje em dia casca de coco, com evidentes vantagens ambientais.

No Jardim: E quanto aos vasos de cerâmica específicos para orquídeas?
Bruno Bonfá:Os vasos de cerâmica são ótimos e por serem porosos retém água e nutrientes, mas têm de ser realmente daqueles com vários furos, pois drenam o excesso de umidade e mantém uma boa oxigenação. Com isso diminuímos a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à planta.
Devemos trocar de vaso e substrato periodicamente, assim evitamos o acúmulo de substâncias indesejadas, arejando também as raízes.

No jardim: Quais cuidados são necessários quanto à iluminação, rega e adubação?
Bruno Bonfá:Elas são exigentes em relação à iluminação, sendo o ideal iluminação indireta na maior parte do dia, com poucos momentos de incidência direta. Devemos nos lembrar que as orquídeas ocorrem normalmente em matas fechadas e sombreadas, recebendo apenas ocasionalmente iluminação direta.
Quanto à rega, deve ser feita com freqüência em pequena quantidade: elas gostam de umidade, mas não de ficarem encharcadas.
Devemos fazer uma adubação quinzenal, com adubos normalmente encontrados comercialmente. Existem no mercado adubos específicos para orquídeas, balanceados de acordo com as suas necessidades, e devemos dar preferência aos que contém micronutrientes, pois apesar de estarem presentes em pequena quantidade são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Esta adubação deve ter a sua periodicidade diminuída nos meses de inverno, época em que o desenvolvimento é mais lento.

No jardim: Qual orientação você nos daria para poda ou fazer  mudas?
Bruno Bonfá: O corte deve ser feito quando a planta já estiver ocupando a maior parte do vazo, pois nesta ocasião normalmente conseguimos dividir a planta em duas ou mais partes, promovendo assim sua multiplicação. Devemos usar alicates próprios que devem ser desinfetados antes de passarmos para a planta seguinte, assim dificultamos a disseminação de eventuais doenças.

No Jardim:  O que fazer com a orquídea quando todas as flores já secaram, isto é, que cuidados devemos ter para voltar a florescer?
Bruno Bonfá: As orquídeas podem florescer em praticamente qualquer estação do ano, dependendo da espécie. O normal é que o florescimento ocorra apenas uma vez ao ano e, mantendo os cuidados básicos, teremos uma planta vigorosa apta a florescer no ano seguinte na mesma época.

No Jardim: quando cultivadas dentro de casa, qual melhor local?
Bruno Bonfá: O local ideal seria um banheiro com boa iluminação natural, pois o ambiente úmido se assemelharia muito ao de uma floresta tropical de onde provém a maioria das orquídeas, mas nem sempre isto é possível. Qualquer local sombreado e sem vento é uma boa opção, e existe a possibilidade de adaptação com telas que reduzem a iluminação e a incidência do vento.


Coleção de orquídeas de Bruno Bonfá


Desfrutem!

Com carinho, 
Angela Caruso

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Brasato ao vinho tinto e polenta

Para este próximo sábado, quando teremos Brasil e Chile bem na hora do almoço, escolhi para o menu uma carne preparada no vinho tinto: Brasato al Barolo, que é um prato originário da região de Piemonte ,"a terra ao pé do monte", na Itália.



Unindo a arte culinária, cultura e a arte do bem receber, chamo a atenção para um livro -presente da minha cunhada- que vive na minha bancada da minha cozinha: Culinária Italiana - de Claudia Piras. Além de algumas receitas, a autora conta a história e as curiosidades de cada região do país. Um desses livros que aguça não só o paladar, mas aquela eterna vontade de arrumar as malas e partir para aventuras arquitetônicas, artísticas e (por que não?) gastronômicas.



"A cozinha piemontesa pode parecer muito refinada, mas na realidade se baseia em uma tradição culinária nativa habituada a ingredientes de primeira classe somados aos mais aromáticos, tais como trufas, alho, caça e verduras frescas. A região do Piemonte é famosa por seus excelentes vinhos: Barolo, Barbaresco e Barbera" (Piras p.139).



Vamos à receita!

Em primeiro lugar vale lembrar que o Barolo é um vinho que pode custar de R$ 150 a R$ 800. Assim, os chefs recomendam substituí-lo por um outro vinho encorpado como Merlot ou Malbec. Além disso, esta receita começa na véspera. Portanto, se quiser ter Brasato ao vinho tinto para o almoço de sábado, não esqueça de passar no mercado para comprar os ingredientes.

Brasato ao vinho tinto com polenta

Ingredientes:

Para a carne:
  •  1 kg de paleta
  • 10 grãos de pimenta
  • 2 unidades de canela em pau
  • 2 cenouras em cubinhos
  • 1 cebola em cubos
  • 2 salsões picados
  • 2 folhas de loro
  • sal a gosto
  • manteiga
Para a polenta:
  • 150 g de farinha para polenta tipo Bramata 
  • 450 ml de caldo de legumes
  • 70 g de queijo grana padano
  • 2 folhas de sálvia
  • sal e pimenta a gosto
  • 70 g de manteiga
Preparo:

1. Prepare a marinada com: pimenta em grão, canela, cenoura, cebola, salsão e o loro. Colocar a carne e regar com o vinho. Leve para a geladeira e deixe marinando por 24 horas.
2. Retire a carne da marinada e seque-a com papel toalha. Numa panela de ferro, sele a carne na manteiga, e salgue-a. Deixe-a dourar bem.
3. Coe os legumes da marinada -separe-os do vinho- coloque os na panela para dourarem com a carne. 
4. Acrescente o vinho da marinada. Tampe a panela e deixe cozinhando por pelo menos 2 horas.
5. Tire a carne, deixe esfriar para cortá-la em fatias.
6. Mais uma vez separe os legumes do vinho. Faça um purê com os legumes para engrossar o molho.
7. Volte os legumes - agora em purê- para a panela com o que restou de vinho para fazer o molho. 
8. Coloque a carne fatiada e deixe cozinhar mais um pouco.
9. Prepare a polenta: derrame aos poucos a farinha no caldo de legumes. Mexendo sempre (use um fué e depois colher de pau).
10. Acrescente a manteiga, a sálvia, o sal e a pimenta.
11. Polvilhe o queijo para servir.




DICAS

- Já fiz esta receita duas vezes, na primeira servi com polenta, mas como não encontrei a farinha tipo Bramata, fiz com o fubá que eu tinha na despensa. Na segunda vez, servi com  risoto. Vai bem, ainda, um talharim puxado na manteiga.
- Se preferir, use outras carnes: picanha, maminha, alcatra... 
- Sirva com um vinho de preferência da mesma uva.


GUIA 

Livro: Culinaria Italiana - Claudia Piras - Ed. HF Ullmann


Bom apetite!

Angela Caruso

quarta-feira, 25 de junho de 2014

No jardim: flores de inverno



Flores são sempre muito bem vindas o ano todo. No entanto, engana-se quem imagina que a estação das flores é só a Primavera. São várias as espécies que florescem durante o inverno, garantindo muita cor e beleza na estação mais fria do ano: azaleia, manacá, jasmim, amor perfeito, ipê-rosa, cerejeira japonesa, tulipa, gerbera, girassol , orquídeas e outras tantas flores.
O jardim aqui de casa mantêm-se florido o ano todo com os vários hibiscos, as lavandas e o jasmim que cultivo. Nas estações mais frias, temos o esplendor deste Manacá da Serra, que rouba toda a cena duas vezes ao ano. Os brotos arrebentam em junho e vai até o mês de agosto mais ou menos, voltando a florir, mas com menos impacto, no verão.
Inicialmente as flores são brancas e chegam a ficar roxas quando já estão murchando.







O Manacá da Serra é uma planta de fácil cultivo e rápido desenvolvimento. Pede muito sol e regas diárias (sobretudo no primeiro ano) e manutenção de um solo fértil com adubação periódica com matéria orgânica -ou adubo orgânico- especialmente se o solo não for muito rico em nutrientes.
Quando cultivada em vasos exige uma atenção quanto à rega e adubação, que deverão ser mais frequentes.

Com carinho, 

Angela Caruso

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Festa Junina

Falamos muito de Santo Antônio no post sobre Dia dos namorados. Sua festa é uma das mais comemoradas em todo o Brasil, sobretudo na região nordeste. As famosas "Festas dos Santos do mês de Junho: Antônio, João e Pedro". Aqui em casa, lá no quintal, todo ano tem festa junina. A festa é mais um motivo para reunir a família e alguns amigos mais íntimos e comemorar o aniversário da nossa casa.

Os convidados vêm vestidos a caráter. Tem sempre muita comida, música, decoração típica e até fogueira! Os convites são enviados com antecedência via email e evento fechado no facebook. Afinal, os convidados são pessoas muito íntimas e a maioria vem de outras cidades. Logo, o correio eletrônico vai muito bem neste caso.



Esta festa é muito fácil de preparar, pois mesmo que você não tenha dotes culinários, é possível comprar tudo pronto. Em geral, conto com a ajuda da Mama e da minha irmã na preparação dos quitutes e do marido na decoração da festa

Sugestões do que servir:


Neste ano, troquei os sanduíches por pão de queijo e pastéis assados, que fizeram muito sucesso. Gosto de servir um caldinho de legumes quando a noite cai. É só esquentar e servir em copinhos de isopor. Outro sucesso da festa é o chá de gengibre que minha mãe prepara em substituição ao Quentão. Também não arrisco servir pinhão, pois além de trabalhoso para descascar  faz muita sujeira.

Nem preciso dizer que todos os convidados saíram da festa com suas "matulinhas" - nome carinhoso dado aos pratinhos com doces e salgados que levamos das festas.

Sugestão para decoração:
Bandeirinhas, bambu, fitas coloridas, guardanapos xadrezes, chita, objetos que remetem à vida no campo/ fazenda são essenciais para fazer a decoração da festa. 

As bandeirinhas foram colocadas de
ponta a ponta do páteo e varanda
Fiz uma toalha de juta com barrado de chita para a mesa principal
Os guardanapos foram dobrados e arrumados nesta
petisqueira em forma de bandeirinhas
Potinhos com feijão seguravam as plaquinhas
com a indicação dos pratos
As plaquinhas foram feitas com papel scrapbook,
  
palitos de churrasco e fitas coloridas
Santo Antônio foi o nosso homenageado:
ganhou destaque na ponta da mesa
Depois do por do sol a 'fogueira ' foi acesa - um tacho de alumínio
e lenha para lareira foi o suficiente para dar um toque especial à festa
Para conforto dos convidados,
o lavabo ganhou uma toalhinha com bandeirinhas bordadas

Outras possibilidades: 


                                       

Selecionei duas receitas muitos fáceis de preparar:

Bolo de milho
Ingredientes:

1 lata de milho verde
1 lata de leite condensado 
3 ovos inteiros 
5 gr. de fermento em pó


Modo de fazer:

- Bata tudo no liquidificador - fermento por último.
- Unte uma forma pequena (com buraco no meio) com manteiga e enfarinhada
- Levar ao forno a 180 graus.

Bom bocado (ou cocada de forno)
Ingredientes:

3 ovos
200 gr. de côco ralado
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de manteiga

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes, coloque em forminhas de papel e leve ao forno a 180 graus para assar.

DICA 

- Para manter o som ambiente com música típica, a SKY tem uma programação especial neste mês, é só acessar na sua TV nos canais de áudio.
- Organize brincadeiras, varal de poesia,  de causos...


Aproveite a festa!

Com carinho, 

Angela Caruso





segunda-feira, 16 de junho de 2014

Num raio de 300 quilômetros - Águas de São Pedro

Quantas vezes queremos viajar no final de semana , mas para lugares cuja distância não exceda muitas horas, para que não fiquemos mais cansados do que se estivéssemos ficado em casa, não é? Colecionei várias edições do guia "Fuja de São Paulo nos finais de semana", até que resolvi criar meu próprio guia. Aqui a proposta é trocar informações sobre cidades, passeios, restaurantes, hospedagens. Conto com ajuda de todos, ok?

Águas de São Pedro                                       


Conheci esta cidade em 1986 quando minha mãe e eu resolvemos passar o réveillon daquele ano com a família de minha cunhada. A cidade paulista de águas sulfurosas já tinha seu encanto e me encantou. O Grande Hotel São Pedro mantinha portas abertas, vejam só,  para quem quisesse jogar tênis numa de suas quadras. Foram dias muito agradáveis que deixaram na memória o carinho daquela família, a farra com as crianças na piscina e um ano novo cheio de mudanças na minha vida. No entanto, nunca mais voltei.

Muitos anos depois, meu marido e eu resolvemos redescobrir a cidade. Encontramos uma pousada bem diferenciada para passarmos um final de semana prolongado - Solar La Luna. Logo na chegada, os proprietários -Jacy e Toninho- verdadeiros anfitriões recebem seus hóspedes numa aconchegante sala de refeições, contam um pouco das suas histórias enquanto servem um suco, uma água ou café, com o propósito de que cada viajante ao chegar vá entrando no clima slow down como é a proposta do lugar. Em seguida os dirige até a suíte reservada. Detalhe: são apenas seis suítes decoradas com temas específicos em meio a um jardim cheio de encantos. O café da manhã é servido quando o hospede acordar, isto é, não tem horário para começar ou terminar.
Nem seria preciso sair da propriedade a não ser para fazer as refeições. Afinal o lugar é para chegar e ficar!



Águas de São Pedro está muito próxima de Brotas. Entre as duas cidades encontramos a Serra de São Pedro que oferece passeios cheios de aventuras. A cidade cresceu! Novos hotéis, novas restaurantes, novo jeito de receber os visitantes. Sim, este tem sido o diferencial de Águas de São Pedro -atendimento impecável. Por que? O grande Hotel São Pedro é hoje o Grande Hotel Senac -hotel escola. que forma, entre outros, garçons, cozinheiros, porteiros, recepcionistas.

Há pelo menos três restaurantes que merecem nosso destaque. Afinal, é para lá que vamos fazer nossas refeições todas as vezes que voltamos a Águas de São Pedro. Os proprietários seguem o propósito deste blog: a arte de bem receber, de promover o encontro, de valorização às pessoas.

Villa Del Capo  -Casa do chefe em italiano.
Restaurante, antiquário e orquidário. O proprietário, ex- executivo de uma grande empresa em São Paulo, visita uma exposição de antiguidades em campinas e resolve comprar vários objetos. Não tendo onde guardá-los, acaba por adquirir uma propriedade na serra de São Pedro. Iniciava-se assim, um novo projeto de vida. A propriedade é um grande loft de tijolo aparente cuja decoração segue um estilo rústico requintado. Da cozinha do restaurante saí um menu muito apreciado. Todo o resto do ambiente está organizado com objetos antigos muito bem arrumados que nem parece uma loja. Sugestão: ao chegar vá direto a área do restaurante , escolha uma mesa e faça seu pedido. Enquanto seu prato é preparado, visite a área do antiquário. Depois do cafezinho, vá conhecer o orquidário no lado de fora. Aprecie o jardim. Sinta-se em terras italianas.


                         

                         

Localizado no centro de Águas de São Pedro o restaurante nos remete à arquitetura italiana. A decoração é elegante e a comida... Hum... Melhor irem até lá e apreciá-la. Quem nos recebe é o simpático Sr. Aceves Tardivelli, pai de um dos proprietários, que se formou no Senac e hoje dedica seu tempo a arte de receber.




Também no centro da cidade, o La do Divino traz em seu slogan Gastronomia e Gentileza. Precisa dizer mais? Os proprietários estão lá para nos receber: ele o chef  Fabio de Pádua entre a cozinha, criando maravilhas gastronômicas e as mesas, recepcionando os clientes; e ela no caixa. Mais uma história de alguém que troca um grande centro para viver numa cidade menor e fazer a diferença. A equipe de garçons não deixa por menos, atendem com gentileza e rapidez. O salão é pequeno, descolado, agitado, mas ao mesmo tempo aconchegante. Acreditam? O cardápio: apenas delicioso! Detalhe, as massas são artesanais. Não quer uma refeição completa? Então, experimente o café , o churro, o brigadeiro, a coxinha.... A missão desse lugar é "Transformar o trigo em massas, o chocolate no saboroso doce, extrair o melhor do grão do café. Ou seja, conseguir extrair o melhor de cada alimento". Logo, fazer o melhor do que se tem!


Assim, caso você decida dar uma escapada num final de semana, segue a sugestão. E se visitarem um desses lugares, mande nosso abraço.

GUIA:
Águas de São Pedro - SP 
Distâncias: 
220 km de Poços de Caldas
190 km de São Paulo 
130 km de Jundiaí
 98 de Campinas
Com muito boas estradas de acesso.

Solar la Luna  - Rua das Violetas, 170 - B. Floresta Escura- Águas de São Pedro-F: (19)3181-1111
Vila Del Capo  - Rod. João Dorigon, Km 7,5 - São Pedro- F: (14) 3653-6160
Villa Tardivelli - Av. Carlos Mauro, 318 - Centro - Águas de São Pedro- F: (19) 3482-3232
Lá do Divino   -Av. Carlos Mauro, 396 - Centro - Águas de São Pedro- F: (19) 3482-2667


Com carinho, 

Angela Caruso

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Gosta de Maria-mole?



Sim, Maria-mole tem gosto de infância!
Esse era o doce com que minha madrinha me presenteava todo dia de São Cosme e Damião.
Nunca tinha feito Maria-mole até o dia que resolvi testar uma receita que copiei de uma revista no salão de beleza. O resultado? O doce sabor da infância, ora!
Rápido e fácil. Confira.

Ingredientes

2 claras
2 colheres de açúcar
1/2 pote de iogurte natural
2 colheres de côco ralado
1 pacote de gelatina sem sabor

Preparo

Na batedeira bata as claras em neve e em seguida adicione o açúcar sem parar de bater. Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Adicione o iogurte e a gelatina e bata mais 2 minutos. Pare a batedeira, coloque o côco misturando com uma colher. Despeje numa forma, polvilhe com côco ralado e leve para gelar. 

A receita originalmente sugere iogurte diet, adoçante no lugar do açúcar, ovos e côco orgânicos. Fiz os ajustes conforme o paladar e os ingredientes daqui de casa.
Outro detalhe: como a receita é pequena, usei uma travessa retangular de aproximadamente 20 x 15 cm untada com manteiga e polvilhada com côco.
Depois de endurecida, comecei cortando em retângulos, mas decidi experimentar meus novos cortadores de biscoitos que vieram da Disney. O restante cortei em retângulos pequenos para ficar mais delicado para servir.
Resultado: APROVADO!




E o que fazer com as gemas que sobraram? Outra sobremesa!

Fiz um creme de baunilha, acrescentei frutas secas que restavam na minha despensa e uma calda de chocolate -receita da Mamma- armazenada na geladeira, para dar um toque a mais. Foi um sucesso!

Creme de baunilha à San Caruso

Ingredientes: 
2 gemas
3 colheres de sopa de maizena
2 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de chá de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/4 de xícara de castanha-do-pará triturada 

Preparo:

Misture os ingredientes numa panela até dissolverem bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo, acrescente a castanha e reserve.

Montagem:

Em taças individuais, coloque ao fundo frutas secas picadas -usei tâmaras e nozes, pois era o que eu tinha na despensa- acrescente o creme e cubra com um fio de calda de chocolate. Leve para gelar.




Gostaram?
É assim: faça o melhor com o que tiver onde estiver. Não tem frutas secas, mas tem bolachas?
Coloque as bolachas. A ideia é ficar crocante, mas se não tiver nada disso, sirva só o creme com a calda. Não tem calda? Só o creme! Apenas não abra mão de uma bela apresentação, afinal os olhos nos levam à degustação.

Alguma outra sugestão? Frutas frescas?? Hum... morangos!!!
Mande suas experiencias e vamos trocar receitas.

Com carinho,

Angela Caruso





Dia dos namorados



Era uma vez....


Em 1195 , na cidade de Lisboa, nasce Fernando Martins de Bulhões. Estamos na Idade Média e como sabem, a educação era de domínio da Igreja e privilégio das classes abastardas pois, tinham condições de manter seus filhos nas 'escolas dos padres'. Fernando, de origem rica, estudou na Escola dos Cônegos da Catedral de Lisboa e aos 15 anos decide continuar os estudos para se formar padre.
Certa ocasião, Padre Fernando recebe em seu convento cinco frades da ordem franciscana que preparavam-se para uma ação missionária em Marrocos. O contato com o pensamento e modo de praticar a fé desses religiosos levou Fernando de Bulhões a questionar sobre sua vida enquanto sacerdote cristão sobretudo o comodismo e a distância dos problemas do povo. Em 1220, ao receber a notícia da morte dos frades -cruelmente assassinados por pregarem o evangelho em terras africana- Padre Fernando decide trocar o hábito e a Murça de Cônego Regrante de S. Agostinho pela simples estamanha e corda Franciscana, tornando-se , então, Frei Antonio.
O nome escolhido por Fernando diz respeito ao conhecido 'conventinho' de S. Antão dos Olivais, de onde partiram os frades para a missão de marrocos - S. Antão, em latim diz-se "Antonius". Daí em diante inicia uma vida de intensa pregação da Palavra de Deus especialmente nas cidades italianas, até sua morte em 13 de junho de 1231, em Pádua, aos 36 anos de idade.
Como frei, Santo Antonio em seus sermões enfatizava a importância do amor e do casamento. Assim, após ser canonizado em 1232, ganha a fama de “santo casamenteiro”.

A escolha do dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, para o Dia dos Namorados dos brasileiros, aconteceu em 1949 quando um publicitário, com a tarefa de aquecer as vendas no mês de junho de uma loja de departamentos em São Paulo, tem a 'incrível' ideia de associar Santo Antonio ao dia 14 de fevereiro -Valentine´s Day- já consagrada fora do Brasil. 
Com uma enorme faixa na frente da loja com os dizeres “Não é só de beijos que se prova o amor” iniciou-se a comemoração ao Dia dos Namorados e a compra de presentes.

Enfim, na próxima semana temos o Dia dos Namorados. Dia para celebrar o amor!
Vamos trocar ideias para fazer desse dia um dia especialmente feliz?

Hum... Mas, temos a abertura da Copa do Mundo no mesmo dia. Que coisa, hein?
Já vi lembretes nas mesas de restaurantes que aderiram ao 'Movimento 11' - adesão à comemoração do dia dos namorados no dia 11 de junho, excepcionalmente este ano. Claro, ninguém quer perder cliente e não deseja misturar as coisas. Se bem que muito namoro começa comemorando a vitória do Brasil num jogo de copa do mundo e acaba até em casamento!

Bem, seja como for, que seja comemorado sempre e de preferência toda semana.

Voltando às ideias...
- Que tal iniciar com bilhetes carinhosos espalhados pela casa ou escondidos na carteira, no carro ou na pasta de trabalho do seu amor?
- Escolha um prato especial para prepararem juntos e arrumar a mesa de um modo diferente, cheia de romantismo.
- Se cozinhar neste dia está fora de cogitação, uma bandeja com taças para um espumante, um vinho ou um licor dá um toque diferente à comemoração, não acha?
- Hum...Chocolate quente com licor, pipoca e ver fotos de viagens, do casamento, de momentos especiais ou rever o primeiro filme que assistiram juntos?
- Um café da manhã mais elaborado ou um chá da tarde pode ser igualmente romântico. 
- Uma outra ideia é aproveitar que será feriado (por conta da copa) e fazer um piquenique, que tal?

Ah! tem os filhos? Envolva-os no clima. Afinal, se o dia é de amor, sejamos bons modelos para as crianças também. Mesmo que o dia dos namorados brasileiro tenha um forte apelo comercial, vale inspirar-se no modelo do Valantine´s day e criar um dia para que todos da família troquem cartões com mensagens carinhosas dá um toque diferente à vida.

Quanto a troca de presentes, gosto de 'caseirices' - doces, bombons, cupcakes, cartões, tricô, pendrive com músicas que lembrem bons momentos, reformar uma peça antiga, apenas passar o dia todo juntos... Enfim, ideias não faltam. Mas, se você não tem tempo ou jeito prá coisa, vá em frente! Escolha algo marcante pelo inusitado e que faça a diferença. 

Pensando em objetos para compor uma mesa diferente, semana passada fui até a loja das amigas Débora e Keriman: a Villa Presentes. Recebida carinhosamente com cafezinho e bolo e em meio a um bate papo animado, elas me mostraram as últimas novidades da loja bem como o novo serviço recém implantado: lista de casamento que além de auxiliar os convidados a escolherem os presentes, os noivos recebem 5% do valor dos presentes comprados na loja para gastarem depois. Mas, esta promoção é para as listas feitas até 31/07/14. Boa ideia, não acham?
Para o dia dos namorados, selecionamos alguns itens da loja para arrumar a mesa e presentear também:

Plaquinhas com palavras ou frases cheias de amor









Mesas prontas para o jantar ou almoço romântico 

Detalhe da vela  à esquerda - acende quando flutuando em água.


Para o chazinho servido à beira da lareira...

                            E que tal esta louça para um piquenique?



                       Uma bandeja para o champanhe ou espumante 


Variações na bandeja: 
um  pote maravilhosos para acomodar morangos


Se preferir taças coloridas...

 Caso não resista, sugiro que deem uma passada por lá. Ficarão encantados com o atendimento e a quantidade de objetos lindos para decorar a casa ou presentear.  Débora e Keriman tem muito bom gosto e poderão auxilia-los no que precisarem. Ah! Não esqueçam de mandar um abraço meu, ok?


Mas, se estiverem longe de Poços... Selecionei outras sugestões:


Uma mesa decorada com papel crepom. Não ficou lindo??
Segue bem a linha: "fazer o melhor com o que se tem"

E este mural?
Uma ideia interessante para fazer com as crianças, se for o caso.


Detalhe de arranjo de flores e letras - Mesa e Afins
Toque a mais com pétalas de rosas nas velas
                                                           
Mesa de café da manhã ou lanche da tarde
Adoro guirlandas!

Espero que tenham um Dia dos Namorados bem alegre. Ah! Se não esqueçam de preparar as simpatias para Santo Antonio, heim!


GUIA

Villa Presentes - Rua Rio Grande do Sul,364 - Poços de Caldas - F: 35-3722 2047
https://www.facebook.com/villa.decoracoes

Sites com boas ideias de presentes e decoração:

http://casandocomamor.com.br/decoracao-pro-dia-dos-namorados/

http://amodecorar.com.br/blog/dia-dos-namorados-dicas-para-decorar-e-surpreender-o-seu-amor/



Com carinho!
Angela Caruso