domingo, 16 de novembro de 2014

Flores comestíveis: alcachofra - fim da temporada.



Passou rápido!

As alcachofras parecem ter tido uma temporada curta este ano: sumiram rápido do mercado. Aqui em Poços de Caldas, mal as vi. Mas, felizmente, nas minhas andanças por São Paulo consegui garantir um jantar, pelo menos, servidas como o vovô José Rigon gostava: cozidas  inteiras, as pétalas são passadas num molho de azeite, sal e pimenta do reino. Que delicia! É a ele que devo gratidão por me apresentar, ainda criança, ao ritual -até divertido- de retirar pétala por pétala e degustar.

A cidade de Santo Antônio do Pinhal-SP realiza, há 10 anos, o Festival da Alcachofra. Começa na segunda quinzena de setembro e vai até a primeira semana de novembro, nos restaurantes Donna Pinha e Santa Truta -ambos sob o comando de Anouk Vasconcelos Rosa.
As alcachofras também ganham  festivais nas cidades paulistas de São Roque e Piedade. Lembro-me de quando frequentava a casa de campo de minha amiga Tereza, em Ibiúna; era muito comum apreciarmos a beleza da florada da planta e ainda comprá-las na beira da estrada.


Apesar dos dados não serem muito precisos, verifiquei que a planta é de origem mediterrânea, possivelmente consumida por gregos e romanos. A certeza é de que há registros de seu consumo desde o século 13 e sua chegada até nós por meio dos italianos.


Na gastronomia a flor é consumida em risotos, massas, saladas, pizzas, suflês ou simplesmente como descrevi acima. Nesta época, os restaurantes em São Paulo aproveitam a colheita e oferecem variedades de pratos tendo o vegetal como elemento principal.


Quanto ao valor nutritivo, a flor comestível contém cálcio, fósforo, potássio e sódio. Só para se ter uma ideia, alcachofra média, pesando cerca de 250 gramas, contém de 30 a 40 calorias.

Como a temporada é curta -apenas dois meses- felizmente há quem faça o trabalho de conserva dos fundos da alcachofra, após retiradas todas as pétalas e espinhos, para garantir a degustação ao longo do ano. Dona Silvana Silvestri é um desses 'anjos' que preparam as alcachofras na cozinha de sua casa, em São Paulo, e fornece aos principais restaurantes da cidade.

Mas não é só na gastronomia que podemos tirar proveito da planta. Segundo especialistas, as propriedades da alcachofra incluem sua ação anti esclerótica, depurativa do sangue, digestiva, diurética, laxante, anti-reumática, anti-tóxica  e anti-térmica, o que significa que o uso da planta em chás ou cápsulas pode ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, pneumonia ou reumatismo, entre outros.



Vamos preparar o jantar a moda da "Casa di San Caruso"?

Para cozinhar: 



- Corte sempre o talo e lave muito bem;
- Cozinhe em água com sal. O tempo de cozimento é de aproximadamente 40 minutos, variando de acordo com a qualidade e o tamanho da alcachofra, mas minha Mamma me ensinou a usar a panela de pressão: 20 minutos e tudo resolvido!
- Para saber se a alcachofra está cozida, retire uma das suas folhas. Se sair com facilidade é porque já está no ponto. 
- Retire da água de cozimento e deixe escorrer de 'cabeça para baixo' por alguns minutos e sirva ainda quente.




Arrumando a mesa:

Muito capricho para este jantar. Por quê? Todo dia é dia de comemoração, não acham?


Para servir:

Gosto de arrumar a mesa incluindo castanhas, pão italiano, azeitonas, tomatinhos cereja e um molho de azeite e sal para banhar as pétalas. Para acompanhar, um bom vinho tinto e água flavorizada.


Detalhe do arranjo de mesa: Cristais Cá d´Oro 



Como comer:



Para quem nunca experimentou alcachofra, é muito simples: remova as pétalas uma por uma. Observe a parte mais clara na base da pétala -é a parte comestível. Mergulhe a pétala no molho e coloque na boca. Raspe esta parte com os dentes. Descarte a pétala depois. Quando chegar mais ao centro da flor -ao retirar todas as pétalas- notará que ficarão cada vez mais fininhas e quase sem essa parte saborosa. É hora de tirar tudo de uma vez. Encontrará uma parte espinhosa. Retire tudo com a ajuda de uma faca. Agora que você chegou ao "fundo da alcachofra", corte-a em pedaços, tempere e deguste com um pão italiano.





DICAS:
- Na hora da compra, observe se as folhas e cabo estão bem firmes, compactas e sem manchas. 
- Outras sugestões de molhos:
  • Maionese (tente misturá-la com um pouco de vinagre balsâmico ou molho de soja)
  • Alho e manteiga
  • Óleo, sal e vinagre
  • Manteiga derretida.

- Veja no blog a receita de massa com fundo de alcachofra em conserva

                                  



GUIA:

- Saiba mais sobre o Festival de Alcachofra de Santo Antonio do Pinhal - www.festivaldaalcachofra.blogspot.com.br

- Clique aqui para conheça o trabalho de D. Silvana Silvestri 


Você também gosta de alcachofras? Então conte-nos como você as prepara.

Desfrutem!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário