quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Argila Mãe

                                    " Criação é ...
                                              praticar seus projetos de vida" 

                                                                                               Edgar Cambiaghi


Eram tempos de guerra e fazia muito frio na Escola de Arte de Veneza, Itália, quando o ainda muito jovem Mario Seguso, descendente de  tradicional e famosa família de mestres vidreiros da ilha de Murano, aprendeu a lidar com argila. Seus mestres exigiam que ele reproduzisse, com as mãos, em placas de barro, os relevos renascentistas como uma forma de exercitar habilidades motoras de mãos e dedos. Uma tarefa que não agradava nem um pouco o jovem aprendiz: "Não gostava do frio, e a argila era muito gelada".
Assim começa a história de um artista que, aos 85 anos, inaugura um novo projeto: o atelier Argila Mãe.
Muito conhecido por sua arte em vidros e fundador da Cristais Cad'Oro na cidade de Poços de Caldas, Mario Seguso veio para o Brasil em 1954 para trabalhar na fábrica de cristais Prado, em São Paulo -SP.
O trabalho com vidro é uma atividade que exige precisão e alto nível de concentração, gerando estado de tensão significativo. Entretanto, foi na atividade com a argila que Mario Seguso descobriu uma forma eficiente de aliviar  a tensão. Mais do que relaxamento, a cerâmica passou a ser um hobby e foi elevada à condição de uma nova fonte para a representação de sua arte, sua visão de mundo, da vida, do cotidiano.
O prazer em criar a partir da argila desenvolveu em nosso ilustre artista o desejo de abrir seu atelier para exposições, venda e quem sabe um espaço de aprendizagem.
Numa proposta de trabalho coletivo e melhor aproveitamento do atelier, Mario Seguso foi em busca de alguém que se dispusesse a trabalhar ao seu lado. Surgiu, então, a parceria com Lilia Abreu, ceramista que há 13 anos tem se dedicado apenas à produção de peças com a a técnica milenar japonesa 
 Raku.
O Raku é uma técnica de queima da cerâmica que teve seu inicio no Japão no final do século XIV, quando peças foram criadas para a cerimonia do chá, muito famosa na cultura daquele país. Trata-se de uma queima a mais de mil graus centígrados de peças vidradas em "ponto de biscoito".
Ao serem retiradas do forno, são colocadas em serragem e causam um efeito mágico: as peças pegam fogo e ficam totalmente escurecidas. "Temos a sensação de que perdemos todo o trabalho", explica Lilia Abreu, mas em seguida ao serem resfriadas, as cores surgem e os efeitos também. "O resultado é sempre uma peça exclusiva, nunca teremos outra igual", finaliza a ceramista.  
O nome Argila Mãe faz referência à 'criação' - tudo vem da terra! Um lugar para visitar, ouvir boas histórias, e, claro, levar arte para casa. 



Mario Seguso
O ato criativo acontece pela reflexão do cotidiano, do ciclo da vida









Lilia Abreu






Peças de Mario Seguso e Lilia Abreu para decoração de jardim






                                                               

Galeria Argila Mãe



Atelier - Sala de Pintura

Atelier - Espaço de Criação




No ultimo dia 01 de novembro, fomos recebidos junto a um grupo de convidados para uma demonstração do Raku e abertura oficial do Ateliê Argila Mãe.



As peças são retiradas do forno e num segundo recipiente
recebem um 'banho' de serragem criando uma
 labareda em função da alta temperatura

Processo de resfriamento

Enfim a peça lavada - pronta!

"Amassar, modelar, emergir a forma. Incandescente a peça se transforma com a matéria orgânica e surpreende na sua expressão, enquanto as cores se revelam.

Agora, no trabalho de mero executor vejo o Raku se revelar independente e desejoso na sua expressão."
Lilia Abreu




Sem dúvida um momento regado de privilégios: sermos guiados por Mario Seguso para conhecer cada uma das salas do atelier, ter a oportunidade de acompanhar as peças saindo do forno, estar entre amigos e beber um vinho gelado numa agradável tarde de primavera.


GUIA:

Atelier Argila Mãe
Rua Maria José R. Brochado, 109 - Jd. Ginásio. Poços de Caldas, MG.
Horário: de segunda a sexta -feira das 9:00 às 12:00 h e das 14:00 às 18:00            
Acompanhe pelo face book :argilamae

Minha dica: conheça!

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário