quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Origami, esculturas de papel que transformam a vida


Tsuru

"Basta um pedaço de papel, 
mãos hábeis e uma dose de paciência 
que o resultado será satisfação de uma nova criação". 

É assim que resumimos a prática do Origami -em japonês 'ori'- dobrar e 'kami'- papel- a arte de dobrar papel.
Este foi o tema proposto pela Psicóloga Clara Tamaki Keusseyan para a 18a. Edição do Café & Brioche com Sabor de Saber: "Origami, esculturas de papel transformando a vida - os benefícios à saúde advindos da dobradura".

A arte japonesa
A prática do origami, que faz parte da formação das crianças desde a educação infantil nas escolas japonesas, não é um mero passatempo. São inúmeros os benefícios para a saúde: desenvolvimento motor de dedos e mãos -recomendado inclusive por fisioterapeutas para a recuperação de pacientes pós-cirúrgicos ou que sofreram lesões nas mãos, coordenação viso-motora, relaxamento mental, raciocínio matemático, socialização, entre outros.

Clara H. T. Keusseyan


Para se ter uma ideia da importância do origami no Japão, existe um edifício de seis andares dedicado às dobraduras de papel. Trata-se do Origami Center ou Origami Kaikan, em japonês, dirigido por Kasuo Kobayashi. Para que tanto? Ali estão abrigadas loja de papéis, livros e outros materiais didáticos, além de obras de artes feitas de origami;  um museu, uma fábrica de papel e salas de aula com oficinas permanentes de temas variados. O Kaikan é considerado um tesouro cultural.

Kasuo Kobayashi
Papéis fabricados no Origami Center - Tokyo
Loja de papéis e materiais didáticos


Após a exposição sobre a história e origem do origami, bem como os benefícios para a saúde e sugestões para decoração e presentes, Clara entregou o microfone ao jovem Havi Ramos, responsável pelo comando da oficina proposta nesta edição do Café & Brioche.
Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Havi conheceu o origami numa aula de matemática e se encantou. Com desenvoltura excepcional ao lidar com o papel, é capaz de criar seus próprios modelos.


Havi Ramos
Peças do acervo de Havi Ramos
A Oficina
Papéis coloridos em tamanhos variados foram colocados à disposição dos participantes, que tiveram como desafio inicial a produção de um Tsuru -ave sagrada no Japão que, segundo a lenda, vive mil anos e tem o poder de atender aos desejos de quem se propuser a dobrar mil Tsurus fazendo seu pedido em cada um deles. Mas a lenda ficou conhecida com a história da menina, vitima de Yroshima,  Sadako Sasaki (saiba mais)


Havi orienta "suas alunas" durante a oficina





Video produzido por Sidney Keusseyan



Para finalizar, o café foi servido no caramanchão. Sem dúvidas, o Café & Brioche de outubro foi um sucesso. Em novembro tem mais
!

O café foi servido no caramanchão
do Olivia Sabores e Eventos

Sugestões de origami na decoração de festas:









Aprenda a fazer um Tsuru:







GUIA:

- Para saber mais sobre Origami - http://www.tsunagujapan.com/category/art/

- Restaurante Olivia Sabores e Eventos
  Av, João Pinheiro,1135 - Centro
   Poços de Caldas -MG





Com carinho, 

Angela Caruso


Um comentário: