quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia Mundial do Pão





Dia 16 de outubro é o Dia Mundial do Pão, sabia?
O pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões. É sinônimo de vida e trabalho, alimento do corpo e da alma. Quando falamos em pão imediatamente nos remetemos a Jesus, a Santa Ceia e a atender a quem tem fome. 

As comemorações do Dia do Pão acontecem em várias cidades no Brasil e no mundo. Em Brasília, no Distrito Federal, mais de 100 panificadoras venderão o pão francês com 50% de desconto. No Estado do Rio Grande do Norte, acontece entre os dias 15 e 17 de outubro o evento Panificação do Futuro – Modismos Alimentares 2014. Em Recife, serão doados 100 mil pães. 
Se você está em São Paulo e se a sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- na avenida Paulista é seu caminho para o trabalho, poderá passar por lá e ganhar o seu pãozinho. O Sampapão pretende distribuir em torno de 20 mil pães. Já, em Chapecó SC , a doação será de cachorro quente.

Infelizmente não soube de nenhuma comemoração programada para Poços de Caldas a não ser aqui em casa.

Sobre a data 

Em novembro de 2000, em Nova York, nos Estados Unidos, a International Union of Bakers and Bakers Confectioners (UIB) instituiu oficialmente o dia 16 de outubro como o Dia Mundial do Pão. A iniciativa tem por objetivo valorizar o produto mais popular nas mesas, lembrando de sua importância na composição da alimentação diária.

.
Pão Rústico:

Você vai precisar de:
1/2 kg de farinha de trigo
4 colheres de chá de sal
4 colheres de chá de acúcar
6 colheres de sopa de manteiga
1 tablete (15g) de fermento biológico
1 clara de um ovo
1 xicara de chá de água morna


Preparo:
Ligue o forno em temperatura alta.
Peneire a farinha na tigela da batedeira, junte o sal, o açúcar, a manteiga, o fermento, a clara e a água. bata na velocidade média até a massa ficar lisa e homogenea.

Divida a massa em partes. gosto de fazer cada parte com um sabor diferente, assim, misturo orégano, gergilin ... ou deixe ao natural, se preferir. Envolva as partes em papel filme e deixe descansar por 20 minutos.
Em seguida abra a massa numa superfície enfarinhada de modo que fique o mais fina que conseguir. Corte em pedaços ( ficam parecidos com tortilhas) e leve ao forno para assar até que fique dourado e crocante.

Sirva com pates ou geleias.
Aqui em casa faz muito sucesso!




Que tal  embalar em saquinhos de celofane e uma bonita fita, anexar um tag com uma frase carinhosa e distribuir para os amigos ou alguém que você nem conhece? Certamente fará a diferença nesse dia.



Caso não tenha tempo de preparar a receita, minha sugestão é assar pão de queijo e fazer a distribuição. Mas, lembre-se : pão de queijo precisa ser servido ainda morninho. Ou ainda , vá até a padaria de sua preferência , encomende pãezinhos e embale-os de modo charmoso e distribua. O que importa é a intenção da ação. 











Feliz  Dia do Pão!

Com carinho

Angela Caruso





Nenhum comentário:

Postar um comentário