terça-feira, 29 de julho de 2014

Que tal um cafezinho?


O café é uma das bebidas mais populares do planeta -e aqui no Brasil não é diferente, afinal somos o maior produtor de café do mundo. Poucos resistem a uma xícara pela manhã ou após as refeições.
Questões como o método mais adequado para o preparo do melhor café ocupam a mente de especialistas na bebida. Recentemente a Folha publicou, em seu caderno Comida, o teste feito pela barista Isabela Raposeiras, usando três águas diferentes para o preparo do café coado. Uma banca examinadora fez a prova dos cafés preparados com água da torneira filtrada (cedida pela Sabesp em São Paulo), a água mineral brasileira Lindoya Verão e a italiana Acqua Panna. Bobagem? Parece que não! Quando tomamos água pura de fontes diferentes percebemos muita diferença. Logo, certamente a variação traz alterações no paladar de sucos, refrigerantes, chás e por que não o faria com o café? Segundo a barista e seus experimentadores, a sensação é de estarem provando cafés de marcas diferentes. O propósito deste teste é mostrar que vale a pena 'brincar' com o café, isto é, prepará-lo com águas diferentes de vez em quando e descobrir novas possibilidades, novos sabores. Clique aqui para saber mais.

Recentemente conheci a  Unique Cafés, em São Lourenço-MG . A loja é pequena mas muito charmosa. A mistura de moderno com vintage e as cores que remetem ao café transformam o ambiente num lugar aconchegante -como penso que deve ser para se tomar um café seja a hora que for do dia. No meio da conversa, vem o garçom e me oferece uma xícara de um café especial. Pede que eu apenas prove e comente. O café recém coado foi servido sem açúcar, claro! Fiquei impressionada, não tomo café amargo. Não sou bebedora, apreciadora, conhecedora de café. Mas, aquele era bem diferente, uma nota de mel no sabor resolvia tudo. Nem preciso dizer que depois da aula que recebi do barista sobre sobre grãos, moagem e preparo, voltei para casa com um pacote daquele pó especial e utensílios para o método coado, afinal aqui em casa, até então, café só espresso.

Unique Café - São lourenço -MG
Gabriel e Fabiano - barista

Como disse, não sou conhecedora da bebida, mas aprecio um café bem servido, isto é, em xícaras adequadas. Café em copo só se for starbucks!


 Olivia Sabores e Eventos - Poços de Caldas -MG
Café acompanhado de uma lasquinha de limão açucarado
Villa del Capo - Águas de São Pedro - SP
Café Sans Souci - Campos do Jordão -SP
Café acompanhado de um bolinho de fubá


Ibiti Hotel Rural - Monte Alegre do Sul -SP

Café Unique - São Lourenço -MG
Café acompanhado de biscoito e água com gás
Café servido na Casa di  San Caruso:
acompanha pastilhas de chocolate gourmet Albiná Delícias



Curto, forte, doce, amargo, com canela, espuma de leite ou chantili. Coado ou feito na máquina, o que importa é que o cafezinho é a bebida que aproxima as pessoas: "vamos tomar um café?"


GUIA

Folha de São Paulo - caderno Comida 

Unique Cafés
São Lourenço - Circuito das águas
Rua: Wenceslau Braz, 37 - Calçadão em São Lourenço
Fone/fax: (35) 3331-1086

Bom proveito!

Angela Caruso

Um comentário: