quarta-feira, 16 de julho de 2014

Num raio de 300 quilômetros - Campos do Jordão



Campos do Jordão, paraíso do frio tropical! Um paradoxo? Parece, mas é assim que a cidade é conhecida: você 'bate o queixo' de frio à noite e passa calor no meio do dia. 

Localizada a 1.628 metros de altitude em plena Serra da Mantiqueira, a Suíça Brasileira, como também é conhecida, oferece aos visitantes uma temperatura média anual entre 9 °C e 18 °C. O ar é puro e as cores da natureza dão um show a parte a cada estação do ano. 

Uma curiosidade: Campos do Jordão é reverenciada como "Altar da Solidariedade Humana" por ter sido, por muito tempo em sua história, um local de cura no tratamento de doenças pulmonares, especialmente a tuberculose. O título faz referência ao fato de que recuperados, os milhares de brasileiros voltavam sadios aos seus lares em todos os cantos do país. Hoje, desativados, alguns desses sanatórios transformaram-se em hotéis, como é o caso do Recanto São Cristóvão, na entrada da cidade.

Se me perguntarem qual a melhor época para ir a Campos... não saberei responder! Campos é maravilhosa sempre! Excluiria os dias de chuva ou quando o atendimento não pode ser impecável como merecemos ter, ou seja, momentos em que a cidade se vê 'lotada' de visitantes. E isso não ocorre apenas no inverno. Campos tem atividade diversificada e atrai turistas o ano todo.

Há alguns anos temos escolhido estar presentes para a abertura do Festival de Inverno, que acontece no mês de julho. A temporada de inverno 'pega fogo' a partir da segunda quinzena do mês, o que significa que na abertura do festival ainda é possível caminhar pelas ruas, estacionar o carro no centro e ser muito bem atendido nos bares, cafés e restaurantes.

O Festival de Inverno está na sua 45a. edição. Oferece bolsas de estudos para estudantes de música e reúne artistas do mundo inteiro. A abertura da 'concha acústica' localizada na Praça do Capivari aconteceu na manhã do dia 5 de julho, com a apresentação do Coral da Fundação Bradesco. Na programação apenas música popular brasileira.

A dinâmica é a seguinte: você chega um pouco antes do horário, escolhe uma cadeira, recebe um boné para se proteger do sol, um livreto com a programação, uma garrafa de água e pronto: é só desfrutar do momento. Tudo isso de graça, patrocínio do Bradesco Prime.
O Festival acontece em vários lugares da cidade, com espetáculos gratuitos; já para os do Auditório Claudio Santoro, ingressos podem ser adquiridos via internet e retirados na bilheteria do auditório.

Coral da Fundação Bradesco
Concha acústica - Praça do Capivari
Além da beleza do maior festival de música erudita do País, a cidade oferece, ainda, atividade para todas as idades e interesses: exposições de arte, de carros e motos, lançamento de produtos, compras, shows, aventura... assim como uma variedade de restaurantes e bares - sobretudo choperias.

Tem de tudo, até um shopping que só funciona na temporada fria: o Market Plaza, do Grupo Doria, que além das lojas de boas marcas, uma galeria de Romero Brito, praça de alimentação, espaço criança com brinquedos Estrela (lembram?), oferece uma programação inusitada:
Passeio de Bebês e Passeio de Cães, que reúne cetenas de participantes e agitam o centro da cidade.
Bem... não posso deixar de fazer um comentário: se você não tem um bebê, aguarde para levar seu cãozinho. Parece-me que estão no mesmo escalão de importância para algumas famílias. Não sei não...

É sempre bom estar atendo a alguns detalhes quanto à hospedagem e aos restaurantes. O que era quase perfeito numa temporada pode ter se transformado num lugar quase insuportável ou até não existir mais.

Tivemos problemas com a hospedagem no ano passado mas, desta vez, encontramos um lugar que vale a pena recomendar: Pousada Chateau Colina: os quartos romanticamente decorados estão aquecidos à espera dos hóspedes. Tudo muito limpo e cheiroso. Silêncio total para completo descanso. O café da manhã  -servido numa sala envidraçada com uma vista privilegiada- segue o mesmo charme da casa. Há o chazinho da tarde, com bolo, e o mais importante: a gestão está nas mãos dos proprietários. Sim, descobrimos que este é o trunfo para manter a qualidade dos serviços.
Ana Júlia, a proprietária, recebe seus hóspedes com um grande sorriso a qualquer hora do dia ou da noite, com uma atenção sem igual!



                                  

                                
Quanto ao que e onde comer, este ano fomos atraídos por dois lugares fora do centro. Para o almoço, dirigimos rumo ao Horto Florestal e, no meio do caminho, encontramos o Restaurante Contry Houseque serve uma saborosa costela no bafo acompanhada de salada de rúcula, farofa, vinagrete. 



                                                               

À noite, fomos conhecer (e aprovar) o Arte da Pizza, localizado no Grande Hotel Senac- Campos do Jordão. Ladeada pela floresta, num galpão do rústico refinado, a pizzaria recebe seus clientes para uma noite de sabores, o que permite manter a premiação da 4 Rodas desde 2011. Os fornos estão no meio do salão e é possível acompanhar o movimento do grupo de pizzaiolos -jovens estudantes ou ex-alunos do Centro Universitário Senac SP.

Para abrir o apetite, o cardápio sugere uma variedade de crostatas e brusquetas de dar água na boca. A pizza -majestosa- é servida em cerâmica refratária sobre um recheau. A massa é super fina e crocante, com ingredientes requintados e de qualidade. Molho de tomate fresco, presunto pata negra e queijos como gruyère, brie e grana padano fazem parte dos recheios apresentados. A pizza vegetariana traz abobrinha, berinjela e aspargo fresco. Simplesmente deliciosa.
A casa conta ainda com uma adega variada, que atende com o mesmo requinte os apreciadores de bons vinhos.

                               


              

                                                                               
O café mais charmoso da cidade está localizado dentro de uma malharia. Sim, o Sans Souci -cafeteria e algo mais- premiado pela Veja Comer & Beber em 2013, está  localizado na Maison Genève, na Vila Jaguaribe. O café especial -cujos grãos são torrados na hora- são da marca Santo Grão. Servido numa linda xícara que rouba a cena, vem acompanhado de um mini-bolinho de fubá. Oferece ainda, versões frias e uma variedade de doces assinados pela chefe de cozinha Ornella Padovan. Este lugar é para você chegar, sentar,  fazer o pedido, escolher um livro e ficar. Só isso!


                                     



                                  


Passeios  imperdíveis:

Fazer uma caminhada pela manhã e conhecer a variedade de jardins organizados ao longo de uma trilha no Parque Amantikir - jardins que falam. São ao todo 680 especies de plantas originárias de vários lugares do mundo distribuídas em 22 espaços diferentes. Há no local um restaurante, um café e uma lojinha.

                                      


Ouvir o canto gregoriano das Irmãs Beneditinas no final da tarde, na capela do Mosteiro e visitar a lojinha que oferece mel, vinho e variedades em artigos religiosos e produtos feitos pelas próprias monjas: artesanatos em pirogravura, pintura de quadros, colagem e artesanato com flores desidratadas, variedade de biscoitos, pães,  bolos e geleias.

                                           



GUIA

Av. Dr. Carlos Alberto Bueno Neto, 471 - Alto do Capivari, Campos do Jordão
Telefones: (12) 3663-1728  (11) 99535-6966

Av. Frei Orestes Girardi, 3549 - Vila Capivari - CEP 12460-000 - Campos do Jordão - SP - Brasil
Aberto de quinta-feira a domingo, das 19h às 23h30


Av. Pedro Paulo, 7545 - Rod. do Horto Florestal, km 8

Diariamente das 8 às 17 horas.
Mais informações: (12) 3662-5044 ou (12) 7811-5484
Rodovia Campos do Jordão - Eugênio Lefèvre, 215 - Estrada Gavião Gonzaga

Vésperas – com Canto Gregoriano - Todos os dias – 17h 45
Missas – com Canto Gregoriano - Domingo: 7h15   -  2ª feira: 7h -  3ª a Sábado: 8h 
Loja: Horários de atendimento: 9h às 11h45h - 13h30 às 14h45 - 15h30 às 17h30
Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 - Campos do Jordão

Fone: (12) 3662-4277

Programação do Festival de inverno -http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/ 



Distâncias:

  • São Paulo - 170 km
  • Poços de Caldas - 230 km  
  • Campinas - 230 km


Desfrutem!

Angela Caruso


Nenhum comentário:

Postar um comentário