quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aos hóspedes com carinho


Qual a sensação de chegar no quarto do hotel que você reservou pela internet e descobrir que não é nada daquilo que esperava encontrar? Essa experiência que vale um post especial, aguardem.

No entanto o inverso também pode ser surpreendente. Um quarto arejado, lençóis e toalhas limpas, banheiro em que tudo funciona e um café da manhã com o básico é o mínimo que se espera encontrar. Agora, lençóis e toalhas ultra-macios, decoração pensada com cuidado, miudezas de toucador numa cestinha na bancada do banheiro, bombons na mesa de cabeceira dando boas vindas -é "tudo de bom", não?

Agora, o que esperar quando a hospedagem é na casa de amigos? Sim, amigos, porque família não conta: mãe, pai, irmãos sobrinhos se ajeitam muito bem e como podem, afinal há intimidade para isso. Tudo é festa! No entanto, ser recebido por alguém -amigos ou família- requer cuidados: avisar com antecedência, ajudar nas tarefas da casa, levar um presente para a anfitriã...

Tenho, felizmente, boas lembranças que serviram de modelo para que eu me preparasse para receber meus hóspedes. Quando visitei minha prima numa cidadezinha ao sul da França, fiquei encantada com o quarto que ela havia reservado para mim, mas o que mais marcou foi o vasinho com lavandas na mesa de cabeceira e, sobre a cama, uma toalhinha e uma bolsinha com creme e shampoo.Amei!

Em outra ocasião, na casa de amigos em Curitiba, ao me deitar senti um cheirinho de infância.Uma essência de marcela borrifada no lençol. Que delícia! Outra surpresa foi em Porto Alegre: minha amiga deixou fotos nossas no quarto, demonstrando saudade e feliz reencontro. Em geral uma toalha deixada sobre a cama, um chazinho antes de dormir, um café da manhã com um algo a mais... Enfim, só boas recordações e grandes aprendizados.

Para receber, nem sempre temos um quarto disponível apenas para hospedes. Assim, ou desalojamos alguém da casa ou acomodamos os visitantes onde é possível. Mas, há um detalhe que aprendi com minha avó Teonília e nunca esqueci. Dizia ela: "não se oferece a cama do casal para hospedes". Assim, esta regra eu sigo à risca: "Mi casa, su casa. Mi cama, mi cama" -válida para amigos e familiares.

Colchões infláveis resolvem bem para no máximo duas noites e quando vazios ficam no armário. Outra boa alternativa para acomodar confortavelmente os visitantes são os puffs ou pequenas poltronas que, quando abertos, formam um colchão de solteiro.







Quanto à roupa de cama, cobertores e travesseiros, não vejo necessidade de ter jogos específicos para hóspedes a mesmos que haja lugar para guardá-los. Mas, cuidado: roupa de cama que não é usada tende a ficar com cheiro ruim, principalmente se você mora em lugar úmido. Lembre-se que seu visitante pode ser alérgico a ácaros, bolor... Você não vai querer que ele fique doente, não é? Já para as toalhas, aprendi com a Mama que reservar só para visitas é de bom tom. 

É bom pensar no espaço para acomodar a mala. Deixe cabides à disposição dos hóspedes, além de travesseiros e mantas extras. Se possível, deixe uma moringa ou jarra com água fresca no quarto. No banheiro, não esqueça de deixar papel higiênico extra à vista.

Adoro receber em minha casa. Para tanto, comprei toalhas novas para hóspedes e coloquei uma barra de algodão estampado para dar um toque a mais. Mantenho um estoque de mini-sabonetes, lencinhos de papel decorado ou outros itens de toucador que deixo à disposição junto com as toalhas, que fazem o papel de pequenas lembrancinhas pela visita -além, claro, de chinelinhos!

A toalha de papel dá as boas vindas
Sabonete líquido, lenços de papel decorado

Para um sono tranquilo e relaxante: cheirinho de lavanda da L'Occitane.
Borrifar no lençol de baixo próximo ao travesseiro um pouco antes de deitar
Adoro bilhetinhos


Preocupo-me em conhecer os hábitos das visitas para o café da manhã e mesmo que façamos as refeições fora de casa, tenho sempre um bolo ou bolachinhas para o cafezinho no meio da tarde ou chá da noite.

Outras possibilidades: 

Sem espaço? Olha que sugestão interessante da Marta Stewart
www.marthastewart.com







Receber a todos com carinho para que sintam vontade de voltar e encher a casa de alegria e boas recordações -este é lema!

Com afeto,

Angela Caruso



Nenhum comentário:

Postar um comentário