segunda-feira, 30 de junho de 2014

No jardim - Orquídeas

Manter um jardim bonito e saudável requer alguns cuidados. Mesmo que tenhamos o auxílio de um profissional da jardinagem, há algumas tarefas que nos dão muito prazer: rega, replantio, etc.

As orquídeas são plantas que possuem um grande número de admiradores, que dedicam parte do seu tempo a cultivá-las. Há quem tenha seu próprio orquidário num canto do jardim, num corredor lateral ou até em varanda de apartamentos.










Bruno Bonfá, grande amigo e companheiro de mergulho, é formado em biologia e no campo da botânica sua paixão são as orquídeas. Colecionador e estudioso destas flores, Bruno concedeu-nos uma entrevista e nos ensina quanto aos cuidados com a planta.

No Jardim: Quais os cuidados básicos que se deve ter com uma orquídea?
Bruno Bonfá: As orquídeas, apesar da fama de plantas de cultivo difícil, com alguns cuidados básicos podem ser mantidas em casa ou mesmo em apartamentos. Basicamente precisamos de um substrato no qual as raízes possam se prender, sendo o mesmo arejado capaz de reter água e nutrientes; antigamente era muito usado o conhecido xaxim, mas com a ameaça de extinção do mesmo e consequentemente a proibição de sua comercialização, é muito usado hoje em dia casca de coco, com evidentes vantagens ambientais.

No Jardim: E quanto aos vasos de cerâmica específicos para orquídeas?
Bruno Bonfá:Os vasos de cerâmica são ótimos e por serem porosos retém água e nutrientes, mas têm de ser realmente daqueles com vários furos, pois drenam o excesso de umidade e mantém uma boa oxigenação. Com isso diminuímos a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à planta.
Devemos trocar de vaso e substrato periodicamente, assim evitamos o acúmulo de substâncias indesejadas, arejando também as raízes.

No jardim: Quais cuidados são necessários quanto à iluminação, rega e adubação?
Bruno Bonfá:Elas são exigentes em relação à iluminação, sendo o ideal iluminação indireta na maior parte do dia, com poucos momentos de incidência direta. Devemos nos lembrar que as orquídeas ocorrem normalmente em matas fechadas e sombreadas, recebendo apenas ocasionalmente iluminação direta.
Quanto à rega, deve ser feita com freqüência em pequena quantidade: elas gostam de umidade, mas não de ficarem encharcadas.
Devemos fazer uma adubação quinzenal, com adubos normalmente encontrados comercialmente. Existem no mercado adubos específicos para orquídeas, balanceados de acordo com as suas necessidades, e devemos dar preferência aos que contém micronutrientes, pois apesar de estarem presentes em pequena quantidade são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Esta adubação deve ter a sua periodicidade diminuída nos meses de inverno, época em que o desenvolvimento é mais lento.

No jardim: Qual orientação você nos daria para poda ou fazer  mudas?
Bruno Bonfá: O corte deve ser feito quando a planta já estiver ocupando a maior parte do vazo, pois nesta ocasião normalmente conseguimos dividir a planta em duas ou mais partes, promovendo assim sua multiplicação. Devemos usar alicates próprios que devem ser desinfetados antes de passarmos para a planta seguinte, assim dificultamos a disseminação de eventuais doenças.

No Jardim:  O que fazer com a orquídea quando todas as flores já secaram, isto é, que cuidados devemos ter para voltar a florescer?
Bruno Bonfá: As orquídeas podem florescer em praticamente qualquer estação do ano, dependendo da espécie. O normal é que o florescimento ocorra apenas uma vez ao ano e, mantendo os cuidados básicos, teremos uma planta vigorosa apta a florescer no ano seguinte na mesma época.

No Jardim: quando cultivadas dentro de casa, qual melhor local?
Bruno Bonfá: O local ideal seria um banheiro com boa iluminação natural, pois o ambiente úmido se assemelharia muito ao de uma floresta tropical de onde provém a maioria das orquídeas, mas nem sempre isto é possível. Qualquer local sombreado e sem vento é uma boa opção, e existe a possibilidade de adaptação com telas que reduzem a iluminação e a incidência do vento.


Coleção de orquídeas de Bruno Bonfá


Desfrutem!

Com carinho, 
Angela Caruso

Um comentário:

  1. Querida Angela, adorei essa oportunidade de conhecer sobre o cultivo de orquídeas!! Que bela coleção!! Estou bastante entusiasmada para iniciar o cultivo de algumas em minha nova casa. Um abraço.

    ResponderExcluir