quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dia do hambúrguer!

Tem dia da pizza, do café, do nhoque, do pão... e até do Hambúrguer . Esse recheio de sanduíche que faz sucesso em boa parte do mundo. No século 17 em Hamburgo, Alemanha, usava-se temperar e prensar a carne moída como uma técnica para a conservação dos "bifes". Ao chegar aos Estados Unidos o bife de carne moída ganhou o status de sanduíche somado ao pão redondo e macio, fatias de queijo, saladas e um monte de molhos - maionese, mostarda, ketchup- e ficou famoso.

Meu marido adora hambúrguer. Costumeiramente, comprávamos no supermercado para prepará-los em casa para o lanche do final de semana. No entanto, cada vez que os preparava, notávamos que esses produtos, além de conservantes, eram repletos de gordura. Decidimos , então, "fabricar" nossos próprios hambúrgueres com ingredientes de qualidade e o mais saudável possível. Nosso hambúrguer leva a marca (de brincadeira) "San Caruso". Ficam muito mais saborosos e fazem o maior sucesso.

                                               

Complicado? Que nada! Uma farra! Veja a receita.

Ingredientes:

- 1/2 kg de carne moída - escolha uma de boa qualidade e com pouca gordura (a quantidade varia de acordo com a porção que desejar - 1/2 kg dá para 4 unidades de bom tamanho)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- sal e pimenta do reino a gosto
- pão de hambúrguer
- queijo fatiado
- alface
- tomate
- maionese

Preparo:

Bata a cebola, o alho com sal e a pimenta no liquidificador formando uma pasta. Misture bem a carne com os temperos.

Com as mãos "enfarinhadas", modele os hambúrgueres do tamanho que desejar. Vale lembrar que eles diminuem ao serem colocados na chapa para grelhar.

Aqueça bem a chapa ou frigideira, sem usar gordura para fritar os hambúrgueres. Melhor ainda é usar um 'grill george foreman'. Quando estiverem no ponto que você deseja, coloque uma (ou mais) fatia de queijo sobre eles para derreter.

Enquanto isso, abra os pães, passe uma camada de maionese, coloque o hambúrguer, o tomate, o alface e pronto! É só saborear! (se preferir, pré-aqueça o pão).
Você pode dar um up grade usando um queijo mais nobre ou outros recheios que preferir.

Observe que não usei ovos, farinha ou outro ingrediente para "dar liga" à massa. Não é necessário e ficam mais leves e saborosos.

DICAS

- É possível encontrar, no mercado, modeladores de hambúrgueres, muito práticos de usar e que garantem que todos fiquem do mesmo tamanho.

                           
                       

- Congele: coloque os hambúrgueres sobre papel manteiga em uma assadeira e leve-os ao congelador para "congelar em aberto" por alguns minutos. Depois embale-os e mantenha-os no congelador para usá-los quando desejar como sanduíches ou bifes, de preferência acompanhado de fritas e salada de alface americano.

- Fazer o próprio hambúrguer permite que se tenha o tamanho e os recheios desejar, além de escolher o pão que mais lhe agrada. Com esses dias frios, reunir os amigos em casa para 'uma noite na lanchonete' vai ser uma farra.

                                 

Feliz dia do Hambúrguer e bom apetite!

Com carinho, 

Angela Caruso

Nenhum comentário:

Postar um comentário