sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coma peixe: bom para o corpo, bom para a cuca!

Quem se lembra da campanha publicitária cujo protagonista era Silvio Santos, em 1978: "Coma peixe: bom para o corpo, bom para a cuca"? Nem precisa responder, afinal este não é um teste para revelar a idade de ninguém. O caso é que na linha da "alimentação saudável" o peixe é um alimento de destaque. Comer peixe fresco , então... nem se fala!
No litoral norte de Santa Catarina, exatamente no encontro do Rio Itajaí Açu e o mar, está a cidade de Itajaí. Também conhecida como a capital da pesca, a cidade que foi colonizada inicialmente por portugueses é também conhecida como "A capital brasileira da pesca". Muito próxima do aeroporto de Navegantes e abrigando o segundo maior porto de carga do país, Itajaí é um bom lugar para se viver, estudar e passear. 

Meu pai nasceu em Itajaí. Isto explica minha forte ligação com a região e suas tradições. Um dos meus lugares preferidos nesta cidade é o Mercado Publico Municipal , antigo mercado de peixe, construído em 1917 como espaço de comercialização de produtos da pesca. Tombado como patrimônio histórico desde 1936, preserva a cultura dos europeus que colonizaram a região. Atualmente apresenta-se como um lugar histórico que abriga um café muito charmoso e que serve bolos deliciosos e duas lojas de utensílios e souvenir.  Os demais boxes foram transformados em restaurantes.





Um pátio divide o antigo mercado e o atual mercado de peixe que, como descreve meu marido, "mais parece um centro cirúrgico de um hospital de alto padrão", referindo-se a higiene e organização do local. Neste verão, durante os poucos dias que tivemos de férias, ávidos por saborear uma pescada à milanesa, fomos almoçar no Mercado. Para nossa frustração, pescada não constava no cardápio. Qual foi nossa surpresa quando a garçonete nos informou "não temos, mas tu podes ir aqui ao lado, dentro do mercado, escolher e comprar o peixe que quiseres que nós preparamos prá ti". Acreditam? Você vai lá, escolhe o peixe, pede para limpar, paga, leva para o restaurante, entrega ao garçom, escolhe como deseja que seja preparado e 10 minutos depois seu prato está na mesa deliciosamente servido com as guarnições à sua escolha. Nada como comer peixe na capital da pesca. Ganhamos o dia!


Mas, para quem mora em Poços de Caldas - MG, é preciso se contentar com pescada congelada. No entanto, numa escapadela até São Paulo, vale entrar num supermercado da rede Pão de Açúcar, munido de uma sacola térmica e escolher o  peixe fresco que quer levar para casa. É só pedir que os  atendentes da peixaria, ao embalarem, colocam uma bolsa de gelo extra para manter o peixe refrigerado até o destino final. Minha loja preferida é a do Real Parque, na Marginal Pinheiros, aos pés da Ponte Estaiada (observe que nem todas as lojas desta rede tem peixaria). Na pior das hipóteses, você congela em casa e prepara quando quiser.
Ah, sim, o Mercado Municipal de São Paulo é outro lugar incrível para compras, sobretudo de peixe. Em Vitória, ES, íamos às peixarias da Praia do Suá. Lá você se perde com a variedade de peixe fresco a bom preço e fica sem saber o que escolher. 

Receita: Filé de pescada a milanesa


Ingredientes:
    4 filés de pescada 
    2 colheres (de sopa) de suco de limão
    sal a gosto
    2 ovos batidos
    1/2 xícara de farinha de trigo
    1/2 xícara de farinha de rosca
    Óleo para fritar

    Modo de preparo:

    Temperar a pescada com  limão e  sal. Empanar os filés na farinha de trigo, no ovo batido e, por último, na farinha de rosca, tirando o excesso. Fritar em óleo quente até dourar por igual. Escorrer sobre papel-toalha e servir em seguida.

    Escolha o acompanhamento que gostar: o tradicional arroz com feijão ou com batatas fritas, salada de folhas, arroz à grega, como molho de camarão...

    Bom apetite!

    Proposta: Comente e indique a peixaria 'de confiança' em sua cidade. Vamos, juntos, criar aqui um guia do "peixe fresco"?

    Guia

    - Engenho do Mar - Bar e Restaurante - Mercado Municipal - Itajaí -SC
    - Mercado Público de Itajaí -  Praça Felix Busso Assemburg - Centro - Itajaí -SC


    Um abraço,

    Angela Caruso

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário