quinta-feira, 10 de abril de 2014

Nhoque de abóbora

O salão de beleza não é um dos meus lugares favoritos, confesso. Mas, aprendi a apreciá-los como um momento de relaxamento. Ah! Sim, gosto de encontrar, especialmente duas senhoras de quem sou fã : Dra. Tânia e D. Olga. Adoro quando meu horário coincide com o delas, pois sei que teremos umas horinhas bem aproveitadas: sempre um bom papo!

Geralmente levo algo para ler. Mas ultimamente não tenho deixado de dar uma espiadela na revista semanal que o salão assina -que são ótimas para folhear e ficar feliz ao perceber que as artistas são gente como a gente e não precisar pensar muito. Além das fofocas do mundo das celebridades, a revista traz uma receita de algum chefe de cozinha de um  restaurante renomado. Esta última ida ao salão rendeu-me uma receita de nhoque de abóbora com carne seca que me deixou com água na boca ao ler o título e empolgou-me mais quando percebi o quanto simples era o preparo.

Pronto, estava decidido o menu para o almoço de domingo! Socializo esta sublime experiência com vocês:

Segundo a receita, para 4 porções você vai precisar de:
Para o preparo do nhoque:
  • 1 kg de abóbora limpa (descascada e sem caroços) e picada;
  • 2 ovos inteiros;
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de manteiga
Cozinhe a abóbora em vapor até que os pedaços estejam bem macios, amasse-os e acrescente os ovos, a manteiga e a farinha. Misture bem todos os ingredientes, faça os rolinhos e corte os nhoques .



PARE!!! Detalhe: a abóbora solta água e à medida que fui colocando os ingredientes o resultado foi uma massa mole. Logo, não dá para  formar as tiras e cortar os nhoques. E para não ter um nhoque de abóbora com sabor de farinha, resolvi fazer bolinhas com a colher, como se fossem bolinhos de chuva. Virou um nhoque de colher! Pelo menos foi mais rápido, menos sujeira e não alterou a estética do prato.

Coloque um caldeirão ou panela funda com bastante água para ferver. Acrescente o sal. Cozinhe o nhoque aos poucos para não grudar. Estará cozido quando subir até a superfície da água. Retire com uma escumadeira. Repita até que termine toda a massa.

Para o preparo do molho:
  • 1/2 litro de creme de leite fresco
  • 20 g de Catupiry 
  • 100 g de queijo parmesão ralado
Ferva o creme de leite e acrescente o Catupiry  mexendo bem até dissolver. Retire do fogo e coloque o queijo ralado.
Detalhe: como eu não tinha Catupiry, usei o cream cheese que estava na geladeira e ainda acrescentei um pouco de noz moscada ralada, que deu um toque especial.

Para o preparo da carne seca:


  • 1/2 kg de carne seca - dessalgada, cozida e desfiada 
  • sal
  • 1 cebola cortada em fatias
  • salsinha picada
Coloque a carne seca de molho em água por uma noite para tirar o sal e cozinhe -com outra água- em panela de pressão até que esteja bem macia para ser desfiada.

Refogue a carne seca com a cebola em azeite e um pouco de manteiga. Acrescente o sal e pimenta se gostar. Finalize com a salsinha.

Montagem do prato:

Cubra o fundo do prato com o molho, coloque o nhoque a carne seca por cima de tudo.



Dicas: 

  • Prefiro servir massa em prato fundo. Adoro receitas nas quais que temos que montar os pratos, pois permitem arrumar a mesa de um modo mais livre, sem as travessas para servir, além disso o prato fica muito mais bonito.
  • Aprecio rúcula acompanhando pratos com carne seca, assim, por minha conta, piquei umas folhas do vegetal para finalizar o meu prato.
  • Ah! Outra coisa 'bacaninha': na água para o cozimento de massas em geral, uso sal grosso e acrescento umas folhinhas de manjericão ou sálvia à água fervente. Exalam um perfume gostoso na cozinha e deixam a água com um toque das ervas.
  • Se escorrer a água da abóbora, provavelmente a massa chegue ao ponto sugerido pelo chefe de cozinha. Mas vale tomar cuidado para não colocar muita farinha e estragar tudo.
  • Descobri que a quantidade dos ingredientes dá para mais de quatro porções bem servidas. Acabei congelando o nhoque que sobrou para uma próxima vez.

Caso você resolva experimentar, conte como foi o resultado depois, ok?
E se alguém tiver uma receita diferente de nhoque, socialize conosco aqui.

Aproveite!

Com carinho, 

Angela Caruso





3 comentários:

  1. Olha, vou contar uma coisa: como "piloto de testes" asseguro que é bom demais!

    ResponderExcluir
  2. Adoro nhoque, mas faz um tempo que não faço e nunca fiz com abóbora... Aprendi a escolher as batatas bem "sujinhas", com casca grossa, que não ficam muito "molhadas" e assim o nhoque fica delicioso, macio, mas firma, derretendo na boca como se fosse purê... Um bom molhinho de tomate com manjericão e ervas davam o toque final... Vi na Ana Maria Braga que colocar um pouco de leite em pó no nhoque, deixa ele mais sequinho e assim qualquer batata dá o ponto.. Fica a dica para ser testada...

    ResponderExcluir
  3. FAÇO COM BATATA DOCE, E
    MINHA DICA ALEM DO LEITE EM PO, É QDO TIRO DA AGUA FERVENTE, COLOCO NUM BOWL COM AGUA GELADA ASSIM ELES NAO GRUDAM. DEPOIS MONTO NA TRAVESSA COM O MOLHO E PONHO NO FORNO.. MAS DE ABOBORA NUNCA FIZ, DEVE SER DELICIOSO E COM CARNE SECA ENTÃO!!!

    ResponderExcluir