segunda-feira, 7 de abril de 2014

Lanchinho sem lactose I

Se o médico lhe dissesse que a partir de hoje você não pode comer alguns alimentos, como você reagiria?

Considero muito tristes as restrições alimentares, sobretudo para quem gosta de cozinhar e se aventurar a novas misturas, novas experiências culinárias. Mas, se a questão é viver com saúde, vamos respeitar a ordem médica, certo?

Há dois anos quase enlouqueci quando os exames indicaram intolerância à lactose e ainda havia uma suspeita, por parte da médica que me atendia, de intolerância a glúten. Dá para imaginar? Voltei para casa, antes mesmo de fazer os novos exames, com uma lista de coisas que não poderia mais comer. Fiquei muito mal por quase duas semanas, e descobri que o que eu tinha era fraqueza, eu estava com fome! E, claro, deprimida. Não tinha vontade de passar pela cozinha, nem queria mais cozinhar. Coitado do marido! Felizmente o glúten ainda faz parte da minha mesa , mas tirar o leite da minha dieta foi uma dádiva.

Por indicação de uma amigo, conheci o site " Sem lactose", assinei a newsletter e passei a conhecer produtos lac free, além de receitas e outras informações importantes sobre alergias alimentares.

Na época, aqui em Poços de Caldas, o máximo que encontrava no supermercado era leite com baixa lactose, que uso no preparo de  bolos, tortas ou outras receitas com leite. Mas, descobri em São Paulo alguns endereços que ofereciam queijos e iogurtes e lá fui eu com minha bolsa térmica fazer umas comprinhas.

Descobri que o leite de ovelha é naturalmente sem lactose e que a Casa da Ovelha (um lugar incrível para se conhecer, que vai valer um post especial em breve), na Serra Gaúcha, faz venda de seus produtos pelo site, mas há vários revendedores espalhados pelo país. 

Felizmente, hoje é possível encontrar  por aqui os queijos tipo Cottage e Minas, iogurtes da marca Lac Free -Verde Campo e ainda o Yogurt Sem Lactose da Danúbio, que apresentam uma cremosidade mais firme e a embalagem é um simpático potinho de vidro.

A mais recente novidade aqui em Poços de Caldas é a loja Mundo Verde, inaugurada há dois meses, e que oferece o queijo tipo Feta e o Pecorino -que também são queijos naturalmente sem lactose, além de outros produtos.

Minha preferência: para o lanche da tarde gosto do iogurte natural da Lac Free que misturo com granola, ou o Danúbio de pêssego ou de morango sem misturas.

A ausência da lactose não muda em nada o sabor dos produtos. Diferente dos produtos à base de soja, que em alguns casos altera um pouco o sabor.



Estou formando uma coleção destes potinhos. Hum... isto vai render umas lembrancinhas logo, logo. Depois eu conto.

Guia:

Produtos sem lactose de várias marcas: 
                      

Com carinho, 

Angela Caruso



3 comentários:

  1. Verdade, tem uns queijos muito bons sem lactose!

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela, tudo bem?

    Acabei de ler sua matéria no blog e ficou excelente!!

    Precisamos lembrar que o nosso corpo fala(através dos sintomas!!..) e que sabendo escutá-lo, com certeza teremos muito mais saúde e bem estar.

    Oque para uns é bom, para outros é um veneno, por isso que cada ser é único!!!

    Assim, uma loja diferenciada como o Mundo Verde, com várias opções para qualquer pessoa é fundamental para quem precisa, não é??

    Muito obrigada pelo carinho

    (tentei comentar no blog,mas não consegui..rsss) Se quiser vc pode postar oq escrevi,tá)

    Bjs



    Valeria Prieto – Franqueada e nutricionista

    Mundo Verde Poços de Caldas



    Rio Grande do Sul, 1091 - Lj 1 A - Centro

    Poços de Caldas/MG - CEP 37701-001

    Tel (35) 3722-1980 - pocosdecaldas@mundoverde.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as dicas... Eu não tenho muita afinidade com leite, mas iogurte não pode faltar nos meus dias...

      Excluir